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dc.contributor.authorZilberstein, Jacquelinept_BR
dc.contributor.authorCruz, Lucas Lopez dapt_BR
dc.contributor.authorBossle, Fabianopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-10T03:26:42Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn0103-4111pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255534pt_BR
dc.description.abstractO presente ensaio é um texto autorreflexivo sobre qual a função social da escola e do professor de educação física a partir de questionamentos que surgiram ao longo da prática docente. Compreendendo a educação como um processo com vias à conscientização dos educandos, buscamos alinhar as expectativas entre a função da instituição escola, a função do professor de educação física e a nossa prática enquanto sujeitos sociais. Considerando o papel do professor frente a instituição escolar, apresentamos atravessamentos que confluíram para que a prática se ampare em uma relação horizontalizada com os educandos no intuito de que eles possam ser protagonistas, sujeitos da construção do seu conhecimento e ter uma visão ampliada de sua realidade, buscando assim uma educação libertadora.pt_BR
dc.description.abstractThis essay is a self-reflective text about the social function of the school and the physical education teacher, based on questions that arose throughout the teaching practice. Understanding education as a process with ways to raise the awareness of students, we seek to align expectations between the role of the school institution, the role of the physical education teacher and our practice as social subjects. Considering the role of the teacher vis-à-vis the school institution, we present crossings that converged so that the practice is supported in a horizontal relationship with the students, so that they can be protagonists, subjects of the construction of their knowledge and have an expanded view of their reality, thus seeking a liberating education.en
dc.description.abstractEl presente ensayo es un texto autorreflexivo sobre la función social de la escuela y el docente de educación física, a partir de preguntas que surgieron a lo largo de la práctica docente. Entendiendo la educación como un proceso con formas de sensibilizar a los estudiantes, buscamos alinear expectativas entre el rol de la institución escolar, el rol del docente de educación física y nuestra práctica como sujetos sociales. Considerando el rol del docente vis-à-vis la institución escolar, presentamos cruces que confluyeron para que la práctica se apoye en una relación horizontal con los estudiantes, para que puedan ser protagonistas, sujetos de la construcción de su conocimiento y tener una visión ampliada de su realidad, buscando así una educación liberadora.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMotrivivência. Florianópolis. Vol. 34, n.65 (2022), p. 01-17pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool physical educationen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectLiberating educationen
dc.subjectTeacheren
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEducación liberadoraes
dc.subjectEducación Física escolares
dc.subjectMaestroes
dc.titleAproximações com a educação libertadora de Paulo Freire: o caso de uma professora de Educação Física no “chão da escola”pt_BR
dc.title.alternativeApproaches to the liberating education of Paulo Freire: the case of a Physical Education teacher on the “school floor”en
dc.title.alternativeAproximaciones a la educación liberadora de Paulo Freire: el caso de una profesora de Educación Física en el “piso de la escuela”es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001147719pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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