Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSkolaude, Lucas Silvapt_BR
dc.contributor.authorCanon Buitrago, Edwin Alexanderpt_BR
dc.contributor.authorBossle, Fabianopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-10T03:25:31Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255494pt_BR
dc.description.abstractO estudo tem por objetivo analisar a produção acadêmico-científica sobre a Educação Física, centrada na Educação Escolar Indígena. As buscas foram realizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e nos periódicos nacionais da Educação Física e da Educação que publicam na Área 21. Durante o agrupamento temático das materialidades encontradas, a interculturalidade ganhou relevância devido ao diálogo que suas produções apresentam para Educação Escolar Indígena e da Educação Física. A dialogicidade é categoria central de análise em razão de apresentar uma perspectiva crítica relações muito próximas entre a visão intercultural e os saberes que a Educação Física pode desenvolver para o reconhecimento desse “outro” cultural. O resultado de análise foi à interpretação de uma “subalternidade” no tratamento das questões indígenas no campo da Educação Física e nos periódicos que publicam na área 21.pt_BR
dc.description.abstractThis study analyzes academic-scientific production on Physical Education, specifically focused on Indigenous School Education. Searches were conducted in CAPES’s Catalog of Thesis and Dissertations as well as on Brazilian journals on Physical Education and Education published in the so-called Area 21. During the process of grouping the material found by themes, interculturality gained relevance due to the dialogue that its productions present both for Indigenous School Education and for Physical Education. Dialogue is the central category of analysis because it presents, from a critical perspective, the very close relations between the intercultural vision and the knowledges that Physical Education can develop for the recognition of this cultural “other”. The analysis found “subalternity” in the treatment of indigenous people in the field of Physical Education and in journals that publish in area 21.en
dc.description.abstractEl estudio tiene por objetivo analizar la producción académico-científica sobre la Educación Física, centrada la Educación Escolar Indígena. Las búsquedas se realizaron en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la CAPES y en los periódicos y revistas nacionales de Educación Física y de Educación que se publican en el Área 21. Durante el agrupamiento temático de los materiales encontrados, la interculturalidad ganó relevancia debido al diálogo que sus producciones presentan para Educación Escolar Indígena y Educación Física. La dialogicidad es categoría central de análisis al presentar en una perspectiva crítica relaciones muy próximas entre la visión intercultural y los saberes que la Educación Física puede desarrollar para el reconocimiento de ese “otro” cultural. El resultado del análisis fue la presencia de una “subalternidad” en relación al tratamiento de las temáticas indígenas en el campo de la Educación Física y en los periódicos y revistas que publican en el Área 21.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMovimento. Porto Alegre. Vol. 26, e26009, (jan./dez. 2020), p. 1-16pt_BR
dc.relation.ispartofMovimento, Porto Alegre: UFRGS. Vol. 26, e26009, (jan./dez. 2020), p. 1-16pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectIndigenous cultureen
dc.subjectCultura indígenapt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectInterculturalityen
dc.subjectReviewen
dc.subjectEducación Físicaes
dc.subjectCultura Indígenaes
dc.subjectInterculturalidades
dc.subjectRevisiónes
dc.titleA educação física na educação escolar indígena: a produção acadêmico-científica na área 21 como perspectiva de diálogo e (re)conhecimento interculturalpt_BR
dc.title.alternativePhysical education in indigenous school education: academic-scientific production in area 21 as a perspective for dialogue and intercultural recognition/knowledgeen
dc.title.alternativeLa educación física en la educación escolar indígena: la producción académica y científica en el área 21 como perspectiva de diálogo y (re)conocimiento interculturales
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001147898pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples