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dc.contributor.advisorFrancischini, Heitor Roberto Diaspt_BR
dc.contributor.authorKunsler, Julio Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-09T03:29:23Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255474pt_BR
dc.description.abstractA pandemia de COVID-19 causada pelo vírus SARS-CoV-2, descoberto no final de 2019 na China, provocou o fechamento de diversos estabelecimentos como forma de contenção da propagação do vírus, afetando o funcionamento normal de museus e instituições de ensino pelo mundo. O fechamento das escolas causou imenso prejuízo para pessoas de diferentes comunidades, especialmente aquelas mais vulneráveis socialmente. Por outro lado, os museus também são de grande importância, pois além de serem responsáveis pela preservação do patrimônio, atuam no desenvolvimento dos indivíduos através da educação não formal, da igualdade de acesso à cultura e da propagação dos valores em que a humanidade se baseia. Através das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), algumas das adversidades provocadas pela pandemia puderam ser contornadas e uma gama de novas oportunidades e possibilidades se mostraram possíveis, proporcionando novas ressignificações de ideias e conceitos em relação ao modo de viver ao qual o mundo se encontrava na pré-pandemia. O objetivo principal deste trabalho foi abordar, analisar e discutir a importância das atividades museais digitais na educação, com destaque para aquelas desenvolvidas durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19, estabelecendo relações com o perfil do público visitante do tour virtual do Museu de Paleontologia da UFRGS Irajá Damiani Pinto (MPIDP), no ano de 2021. Os objetivos específicos foram: discutir, com base na bibliografia, a importância da digitalização impulsionada pela pandemia de COVID-19 no caráter educativo dos Museus; identificar as atividades virtuais do MPIDP durante a pandemia de COVID 19; e analisar o perfil do público visitante do tour virtual do MPIDP, com base nas respostas da pesquisa de público disponível no site do Museu, entre 01 janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2021. O perfil do público visitante do tour virtual do MPIDP foi obtido através de dados retrospectivos constantes no questionário que os visitantes do tour responderam ao final do percurso virtual. A análise destes dados foi realizada de forma quantitativa e qualitativa. Foram considerados válidos 140 questionários. Constatou-se que muitos museus criaram alternativas por meio das TIC (ou aumentaram as já existentes) conseguindo propor ideias de atividades educacionais de características construtivistas através das TIC. O MPIDP foi um dos museus que fez da crise da pandemia uma oportunidade para lançar novos projetos. A pesquisa do perfil do público do tour virtual do MPIDP mostra que os visitantes participantes da pesquisa são, em sua maioria, estudantes tanto da Educação Básica quanto do Ensino Superior e de Pós-Graduação (71,4%). A faixa etária entre 6 e 24 anos compreende 76,5% dos visitantes. A profissão que mais se sobressai é a de professor(a) (14,3%). Os visitantes analisados são todos brasileiros residentes no Brasil, e em sua maioria, do Rio Grande do Sul (40,4%). As mulheres são maioria (56,4%), e predominam indivíduos que se consideram de cor branca (61,4%).pt_BR
dc.description.abstractThe COVID-19 pandemics caused by the SARS-CoV-2 virus, discovered in late 2019 in China, imposed the closing of several establishments as a way to contain the spread of the virus, affecting the normal functioning of museums and educational institutions around the world. Closing schools cause immense harm to people from different communities, especially the most socially vulnerable. On the other hand, museums are also of great importance, as in addition to being responsible for the preservation of heritage, they act in the development of individuals through non-formal education and equal access to culture and the propagation of the values on which humanity is based. Through Information and Communication Technologies (ICT), some of the adversities caused by the pandemics could be circumvented and a range of new opportunities and possibilities proved possible, providing new resignification of ideas and concepts in relation to the way of living in which the world was in the pre-pandemics. The main goal of this work is to address, analyze and discuss the importance of digital museum activities in education, with emphasis on those developed during the period of social distance imposed by the COVID-19 pandemics, establishing relationships with the profile of the public visiting the virtual tour of the UFRGS Irajá Damiani Pinto Museum of Paleontology (MPIDP), in 2021. The specific goals are: to discuss, based on the bibliography, the importance of museum digitization during the COVID-19 pandemics in the educational character of Museums; identify MPIDP's virtual activities during the COVID-19 pandemics; analyze the MPIDP virtual tour visiting public profile, based on the answers to the public survey available on the museum’s site, between January 1, 2021 and December 31, 2021. The profile of the visiting public of the MPIDP virtual tour was obtained through retrospective data contained in the forms that the tour visitors answered at the end of the virtual tour. The analysis of these data was carried out in quantitative and qualitative ways. A total of 140 forms were considered valid. It was found that many museums created alternatives through ICT (or increased the existing ones) managing to propose ideas for educational activities with constructivist characteristics through ICT. MPIDP was one of the museums that turned the pandemic crisis into an opportunity to launch new projects. The survey of the public profile of the MPIDP virtual tour shows that the visitors participating in the survey are mainly, students from both Basic Education and Higher Education and postgrad courses (71.4%). The age group between 6 and 24 years old comprises almost 75% of visitors. The profession that stands out the most is that of a teacher (14.3%). The visitors analyzed are all Brazilians residing in Brazil, most of them from Rio Grande do Sul (40.4%). Women are the majority (56.4%), and individuals who consider themselves white (61.4%) predominate.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVirtual touren
dc.subjectMuseu universitáriopt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.titleA importância da digitalização no caráter educativo dos museus durante a pandemia de COVID-19 : estudo de caso do Museu de Paleontologia da UFRGS Irajá Damiani Pintopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSouza, Micheli Pereira dept_BR
dc.identifier.nrb001142053pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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