Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMoura, Sandrapt_BR
dc.contributor.authorFiss, Dóris Maria Luzzardipt_BR
dc.date.accessioned2023-03-07T03:25:50Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.issn1413-7321pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255379pt_BR
dc.description.abstractEm 2014, desenvolvemos uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, na qual abordamos afetações do estágio curricular obrigatório e seus ecos na formação das identidades docentes de seis licenciandas do Curso de Pedagogia (FACED/UFRGS). Discutimos concepções desenvolvidas por Maurice Tardif e Danielle Raymond, António Nóvoa, Selma Garrido Pimenta e Maria Socorro Lima, Michel Pêcheux e Eni Orlandi. O desenho da pesquisa foi traçado desde a perspectiva de Menga Lüdke, Marli André e Maria Cecília de Souza Minayo. O corpus empírico foi composto por depoimentos das licenciandas produzidos em entrevista em grupo focal, tendo sido recortados depois em função do estranhamento que provocaram em nós. Nas análises, evidenciamos efeitos de sentido de docência como trabalho colaborativo, “humana docência”, experiência de autonomia e tempo de mudanças, compreendendo-os como afetações que contribuíram na constituição das identidades docentes das licenciandas e permitiram entender o estágio como um acontecimento.pt_BR
dc.description.abstractIn 2014, we developed a qualitative research, of the case study type, in which we address the affectations of the compulsory curricular stage and its echoes in the formation of the teaching identities of six licenciandas of the Pedagogy Course (FACED / UFRGS). We discussed conceptions developed by Maurice Tardif and Danielle Raymond, António Nóvoa, Selma Garrido Pimenta and Maria Socorro Lima, Michel Pêcheux and Eni Orlandi. The research design was drawn from the perspective of Menga Lüdke, Marli André and Maria Cecília de Souza Minayo. The empirical corpus was composed by the statements of the licensees produced in a focal group interview, and were later cut out due to the strangeness that they caused in us. In the analyzes, we showed effects of teaching as collaborative work, "human teaching", experience of autonomy and time of change, understanding them as affections that contributed to the constitution of the teaching identities of the licenciandas and allowed to enteender the stage as an event.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofLa Salle : revista de educação, ciência e cultura. Canoas, RS. Vol. 21, n. 2 (jul./dez. 2016), p. 195-225pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher identityen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectCurricular internshipen
dc.subjectPêcheux, Michel, 1938-1983pt_BR
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.titleEstágio curricular como acontecimento : paráfrase e polissemia na errância dos sentidospt_BR
dc.title.alternativeInternship as event : paraphrase and polysemy in the wandering of the sensesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162309pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem