Percepções dos consumidores acerca dos atributos de qualidade em uma feira de produtos hortifrutigranjeiros do município de Tramandaí, RS
Fecha
2022Autor
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Co-director
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
As feiras livres constituem-se como elemento cultural, social, econômico e proativo no meio urbano. E esses elementos influenciam no comportamento do consumidor. Este trabalho teve como objetivo principal analisar os atributos de qualidade percebidos pelos consumidores de produtos hortifrutigranjeiros no município de Tramandaí-RS com base nas percepções dos consumidores, especialmente sobre a qualidade dos produtos. Este estudo utilizou abordagem quantitativa, quanto aos objetivos se caracteriz ...
As feiras livres constituem-se como elemento cultural, social, econômico e proativo no meio urbano. E esses elementos influenciam no comportamento do consumidor. Este trabalho teve como objetivo principal analisar os atributos de qualidade percebidos pelos consumidores de produtos hortifrutigranjeiros no município de Tramandaí-RS com base nas percepções dos consumidores, especialmente sobre a qualidade dos produtos. Este estudo utilizou abordagem quantitativa, quanto aos objetivos se caracteriza como pesquisa descritiva, com utilização de uma amostragem do tipo acidental. Foi aplicado questionário fechado aos consumidores da feira de hortifrutigranjeiros, localizada no município de Tramandaí Litoral Norte do estado do Rio Grande do Sul. As informações oriundas da pesquisa, que teve 25 entrevistados, foram tabuladas usando método estatístico com a obtenção de frequência e de média para a análise dos dados. A pesquisa apontou que o atendimento dos feirantes é o principal atributo de qualidade da feira estudada, a importância deste atributo é seguido pelos atributos variedade e disponibilidade dos produtos, estrutura da feira e qualidade dos produtos. Dessa maneira o estudo avaliou o nível da relevância dos atributos da feira de hortifrutigranjeiros de Tramandaí. Mesmo que o local de alimentação, a fiscalização sanitária, a segurança do local e o horário da feira foram os atributos menos importantes, não quer dizer que os mesmos sejam desvalorizados pelos consumidores no momento de efetuar suas compras. Ou seja, este canal de comercialização ainda requer melhorias em alguns atributos, mas é de suma relevância destacar que a feira possibilita a relação entre consumidor e agricultor priorizando a interação social permitindo a compra e venda de produtos hortifrutigranjeiros. ...
Abstract
Free markets are a cultural, social, economic and proactive element in the urban environment. And these elements influence consumer behavior. The main objective of this work was to analyze the quality attributes perceived by consumers of fresh produce in the city of Tramandaí-RS based on consumer perceptions, especially about the quality of the products. This study used a quantitative approach, as for the objectives, it is characterized as a descriptive research, using accidental sampling. A cl ...
Free markets are a cultural, social, economic and proactive element in the urban environment. And these elements influence consumer behavior. The main objective of this work was to analyze the quality attributes perceived by consumers of fresh produce in the city of Tramandaí-RS based on consumer perceptions, especially about the quality of the products. This study used a quantitative approach, as for the objectives, it is characterized as a descriptive research, using accidental sampling. A closed questionnaire was applied to consumers at the fruit and vegetables fair, located in the municipality of Tramandaí Coast North in the state of Rio Grande do Sul. The information from the survey, which had 25 interviewees, was tabulated using a statistical method to obtain frequency and average for data analysis. The research pointed out that the service of the marketers is the main quality attribute of the studied fair, the importance of this attribute is followed by the attributes variety and availability of products, structure of the fair and quality of products. In this way, the study evaluated the level of relevance of the attributes of the fruit and vegetable market in Tramandaí. Even if the place of food, sanitary inspection, safety of the place and the time of the fair were the least important attributes, it does not mean that they are devalued by consumers when making their purchases. In other words, this marketing channel still requires improvements in some attributes, but it is extremely important to highlight that the fair enables the relationship between consumer and farmer, prioritizing social interaction, allowing the purchase and sale of fruit and vegetable products. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Desenvolvimento Rural: Bacharelado.
Colecciones
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