História (re)escrita em Paulo Lins: narrativas do negro no Rio de Janeiro do século XX
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Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo caracterizar e debater, desde uma perspectiva de raça e classe, os pontos de vista narrativos assumidos nos dois romances de Paulo Lins, Cidade de Deus (1997) e Desde que o samba é samba (2012), a fim de apreender as tensões e as falhas constitutivas da composição da forma romanesca e o quanto elas encaminham os enfoques histórico e literário das obras. A hipótese é que há uma perspectiva histórica posta entre os dois romances, que pode ser examinada com ba ...
O presente trabalho tem como objetivo caracterizar e debater, desde uma perspectiva de raça e classe, os pontos de vista narrativos assumidos nos dois romances de Paulo Lins, Cidade de Deus (1997) e Desde que o samba é samba (2012), a fim de apreender as tensões e as falhas constitutivas da composição da forma romanesca e o quanto elas encaminham os enfoques histórico e literário das obras. A hipótese é que há uma perspectiva histórica posta entre os dois romances, que pode ser examinada com base na análise dos narradores, pretensamente afastados e imparciais, e, por consequência, dos seus pontos de vista narrativos. Deste modo, o estudo aborda a relação entre a ficção e a história estabelecida por Paulo Lins em seus dois romances e os caracteres que contribuem para a elaboração de uma história ficcionalizada da população negra no Rio de Janeiro ao longo do século XX. Para tanto, observa-se a constituição da autoria de Paulo Lins, enquanto homem negro e pobre que teve acesso ao ensino superior, e a sua inserção no sistema literário brasileiro. A partir desse debate, analisa-se a composição dos narradores e dos seus pontos de vista narrativos em cada um dos romances, para, na sequência, vislumbrar a tomada de uma posição em relação aos eventos históricos do século XX protagonizados pela população negra. ...
Resumen
El presente trabajo tiene como objetivo caracterizar y debatir, desde una perspectiva de raza y clase, los puntos de vista narrativos asumidos en las dos novelas de Paulo Lins, Cidade de Deus (1997) e Desde que o samba é samba (2012), con la finalidad de comprender las tensiones y las fallas constitutivas de la composición de la forma novelística y cuánto orientan los abordajes histórico y literarios de las obras. La hipótesis es que hay una perspectiva histórica puesta entre las dos novelas, q ...
El presente trabajo tiene como objetivo caracterizar y debatir, desde una perspectiva de raza y clase, los puntos de vista narrativos asumidos en las dos novelas de Paulo Lins, Cidade de Deus (1997) e Desde que o samba é samba (2012), con la finalidad de comprender las tensiones y las fallas constitutivas de la composición de la forma novelística y cuánto orientan los abordajes histórico y literarios de las obras. La hipótesis es que hay una perspectiva histórica puesta entre las dos novelas, que se puede investigar con base en el análisis de los narradores, presuntamente alejados e imparciales, e, como consecuencia, de sus puntos de vista narrativos. De esta manera, el estudio se ocupa de la relación entre la ficción y la historia establecida por Paulo Lins en sus dos novelas y los elementos que contribuyen para la elaboración de una historia ficcionalizada de la población negra en Rio de Janeiro a lo largo del siglo XX. Para eso, se observa la constitución de la autoría de Paulo Lins, como un hombre negro y pobre que tuvo acceso a la universidad, y su inserción en el sistema literario brasileño. A partir de ese debate, se analiza la composición de los narradores y de sus puntos de vista narrativos en cada una de las novelas, para, en la secuencia, entrever la elección de una posición sobre los eventos históricos del siglo XX protagonizados por la población negra. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Programa de Pós-Graduação em Letras.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2877)Letras (1771)
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