Educação alimentar e nutricional crítica na saúde de mulheres de distintas classes sociais em ambiente virtual
dc.contributor.advisor | Doll, Johannes | pt_BR |
dc.contributor.author | Conte, Franciéli Aline | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-02T03:26:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/255247 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Mudanças no modelo de alimentação global têm sido responsáveis pelo aumento da incidência e prevalência de doenças crônicas não transmissíveis que cursam com a acentuação do envelhecimento. As populações mais afetadas são as de baixa classe social e de baixo grau educacional. A educação alimentar e nutricional (EAN), nesse sentido, visa promover mudanças de comportamentos alimentares e melhora das condições de saúde. Todavia, a maioria das ações de EAN têm sido realizadas no formato tradicional, necessitando de mudanças metodológicas. Objetivo: Observar as implicações de um processo educativo crítico em educação alimentar e nutricional, em ambiente virtual, na saúde de mulheres adultas maduras e idosas de distintas classes sociais, vinculadas ao Sistema Único de Saúde. Metodologia: Pesquisa de intervenção em Educação Alimentar e Nutricional, com múltiplos casos, em ambiente virtual (Google Meet ou WhatsApp), com mulheres acima de 50 anos, usuárias do Sistema Único de Saúde, de uma cidade da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. O trabalho educativo foi realizado individualmente, com periodicidade mensal e utilizou conhecimentos básicos da ciência da nutrição, como aconselhamento nutricional e ferramentas pedagógicas da pedagogia crítica, em especial a problematização, busca pela reflexão e autonomia. Resultados: Fizeram parte do estudo três mulheres de baixa renda e baixa escolaridade, uma mulher com renda e escolaridade intermediária e outras três mulheres com renda e escolaridade elevada. As doenças ou alterações clínicas mais prevalentes foram hipertensão, hipercolesterolemia, excesso de peso, hipotireoidismo, pré-diabetes, problemas de intestino e ferritina elevada. Mulheres de baixa renda apresentaram menor diversidade alimentar quando comparadas a mulheres de mais elevada renda. Tanto mulheres de baixa, quanto de elevada renda referiram que se privavam de comprar alguns alimentos, entretanto, as privações ocorrem em distintos grupos alimentares. Após a EAN crítica, as participantes se tornaram capazes de elaborar conceitos mais complexos a respeito dos temas questionados. O programa educativo contribui em mudanças de comportamento alimentar e estilo de vida que resultaram em perda de peso discreto (4 kg) e também significativo (perda de 22 Kg), melhora da qualidade do sono, redução dos sintomas da menopausa, melhora de parâmetros bioquímicos (após a repetição dos exames), melhora do funcionamento intestinal, maior capacidade de julgar e avaliar os alimentos industrializados e prontos para o consumo e maior poder de reflexão e decisão sobre as escolhas alimentares. Conclusão: Este projeto foi uma forma viável e seguro de assistência nutricional em um período de distanciamento social, com diferenciações metodológicas, especialmente por meio da problematização e da busca pela reflexão e autonomia. A EAN crítica possibilitou a construção de novos saberes, maior autonomia e capacidade de avaliação dos alimentos, mudança de comportamentos alimentares, redução de peso e melhoras na saúde. A metodologia pode servir como inspiração para a atuação profissional, formação de professores e futuros nutricionistas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: Changes in the global diet model have been responsible for the increased incidence and prevalence of non-communicable chronic diseases that occur with the accentuation of aging. Those who could endure more are those of low social class and low educational level. Food and nutrition education (EAN), in this sense, aims to promote changes in eating behavior and improve health conditions. However, most EAN actions have been carried out in the traditional format, requiring methodological changes. Objective: To observe the implications of a critical educational process in food and nutrition education, in a virtual environment, on the health of mature and elderly women from different social classes, linked to the Unified Health System. Methodology: Intervention research in Food and Nutrition Education, with multiple cases, in a virtual environment (Google Meet or WhatsApp), with women over 50 years old, users of the Unified Health System, in a city in the northwest region of the state of Rio Grande southern. The educational work was carried out individually, on a monthly basis and used basic knowledge of the science of nutrition, such as nutritional counseling and pedagogical tools of critical pedagogy, especially problematization, the search for reflection and autonomy. Results: Three women with low income and low education (Bere, Nega, Rosa), one woman with intermediate income and education (Rose) and three other women with income and high education (Joce, Lúcia, Vagalume Aprendiz) took part in the study. The most prevalent diseases or clinical alterations were hypertension (Bere, Rosa, Lúcia), hypercholesterolemia (Bere, Lúcia), overweight (Rosa, Rose, Joce, Lúcia), hypothyroidism (Rosa, Firefly Apprentice), pre- diabetes (Rose, Nega), bowel problems and high ferritin (Joce). Low-income women had less food diversity when compared to higherincome women. Both low- and high-income women reported that they deprived themselves of buying some food, however, deprivations occur in different food groups. After the critical EAN, the participants became able to elaborate more complex concepts regarding the questions questioned. The educational program contributes to changes in eating behavior and lifestyle that resulted in discrete (4 kg) and also significant weight loss (22 kg loss), improved sleep quality, reduced menopausal symptoms, improved biochemical parameters (after the exams are repeated), improved intestinal functioning, greater ability to judge and evaluate processed and ready-to-eat foods and greater power of reflection and decision on food choices. Conclusion: This project was a viable and safe form of nutritional assistance in a period of social distancing, with methodological differences, especially through problematization and the search for reflection and autonomy. The critical EAN enabled the construction of new knowledge, greater autonomy and ability to evaluate food, change eating behaviors, weight reduction and improvements in health. The methodology can serve as inspiration for professional performance, training teachers and future nutritionists. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Women | en |
dc.subject | Educação alimentar | pt_BR |
dc.subject | Envelhecimento | pt_BR |
dc.subject | Aging | en |
dc.subject | Food and Nutrition Education | en |
dc.subject | Mulheres | pt_BR |
dc.subject | Online Education | en |
dc.subject | Critical Education | en |
dc.subject | Health | en |
dc.title | Educação alimentar e nutricional crítica na saúde de mulheres de distintas classes sociais em ambiente virtual | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001163528 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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