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dc.contributor.advisorMattos, Ana Carolina Einsfeldpt_BR
dc.contributor.authorAssumpção, Mariana Kirchpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T03:22:54Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255147pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Os profissionais da saúde estão expostos a questões bastante específicas relacionadas ao seu ambiente de trabalho, onde estão presentes fatores causadores de insatisfação que podem interferir na qualidade de vida dos indivíduos e no trabalho prestado. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi analisar a produção científica dos últimos 10 anos quanto ao tema das estratégias empregadas para reduzir a insatisfação no trabalho em estabelecimentos de saúde. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com consulta realizada nas bases de dados da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO). A estratégia de busca utilizou os termos: “estratégias AND satisfação OR insatisfação AND profissionais da saúde”; e “trabalho AND satisfação OR insatisfação AND saúde''. Foram encontrados 403 textos, sendo que, após a aplicação dos critérios de exclusão pré-definidos, restaram sete artigos. Resultados: Foram identificadas estratégias realizadas no âmbito individual (realizadas por iniciativa dos profissionais) e no âmbito organizacional (aplicadas pela instituição). As estratégias encontradas nos estudos se referem ao desenvolvimento emocional e físico dos profissionais, a realização de atividades de lazer e o apoio familiar, além da busca por atualização profissional constante. No âmbito organizacional, encontram-se estratégias como a realização de ações de educação continuada e de conscientização coletiva e o incentivo ao trabalho em equipe. Quanto ao nível de atenção onde atuam os profissionais, foi possível observar que, apesar de expostos a fatores de insatisfação diferentes, são tomadas estratégias semelhantes. Conclusão: A literatura indicou que existe um número restrito de estudos onde estratégias de redução da insatisfação estão de fato sendo aplicadas. Portanto, se faz necessário a estruturação dos profissionais em relação aos fatores causadores de insatisfação e um olhar mais atento por parte das instituições de trabalho na saúde para a aplicação de estratégias em âmbito coletivo. Quanto ao nível de atenção à saúde onde os profissionais atuam, foi possível identificar direções para a criação de estratégias de acordo com as reais necessidades dos profissionais.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: Health professionals are exposed to very specific issues related to their work environment, where there are factors that cause dissatisfaction that can interfere with the quality of life of individuals and the work provided. Objective: The objective of the present study was to analyze the scientific production of the last 10 years on the topic of strategies used to reduce job dissatisfaction in health facilities. Methods: This is an integrative literature review and the consultation was performed in the Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) and Scientific Electronic Library Online (SciELO) databases. The search strategy used the terms: “strategies AND satisfaction OR dissatisfaction AND health professionals”; and “work AND satisfaction OR dissatisfaction AND health''. A total of 403 texts were found, and, after applying the pre-defined exclusion criteria, 07 articles remained. Results: Strategies carried out at the individual level (performed at the initiative of professionals) and at the organizational level (applied by the institution) were identified. The strategies found in the studies refer to the emotional and physical development of professionals, performing leisure activities and family support, in addition to the search for constant professional updating. As for the level of care where professionals work, it is possible to observe that, despite being exposed to different dissatisfaction factors, similar strategies are adopted. Conclusion: The literature indicated that there is a limited number of studies where dissatisfaction reduction strategies are actually being applied. Therefore, it is necessary to prepare professionals in relation to the factors that cause dissatisfaction and a more detailed evaluation on the part of health work institutions for the application of strategies at the collective level. As for the level of health care where professionals work, it was possible to identify directions for creating strategies according to the real needs of professionals.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGestão em saúdept_BR
dc.subjectJob satisfactionen
dc.subjectSatisfação no trabalhopt_BR
dc.subjectHealth professionalsen
dc.subjectProfissionais de saúdept_BR
dc.subjectJoben
dc.subjectHealth managementen
dc.titleEstratégias empregadas para reduzir a insatisfação no trabalho em estabelecimentos de saúde : uma revisão bibliográfica de 2012-2022pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001163136pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Gestão em Saúdept_BR


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