Projeto de um brinquedo para crianças com TDAH
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Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este é um trabalho de pesquisa e projeto para o desenvolvimento de um brinquedo para auxiliar na melhoria de desempenho de um ou mais aspectos que geram dificuldades no desenvolvimento de crianças com TDAH, transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, classificado no DSM-5 como um transtorno de neurodesenvolvimento. Este projeto foi proposto em quatro fases: proposta, desenvolvimento, detalhamento e testes. Na primeira fase, através de leituras, entrevista com pais, entrevista com psicólo ...
Este é um trabalho de pesquisa e projeto para o desenvolvimento de um brinquedo para auxiliar na melhoria de desempenho de um ou mais aspectos que geram dificuldades no desenvolvimento de crianças com TDAH, transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, classificado no DSM-5 como um transtorno de neurodesenvolvimento. Este projeto foi proposto em quatro fases: proposta, desenvolvimento, detalhamento e testes. Na primeira fase, através de leituras, entrevista com pais, entrevista com psicóloga especialista e duas pedagogas da rede pública de ensino, buscou-se entender o transtorno a fim de perceber necessidades pertinentes ao projeto. Com os métodos acima utilizados, foi possível entender como é feito o diagnóstico, como as famílias lidam com o transtorno, quais são os benefícios e impactos causados pelo tratamento ou a falta dele, como a escola lida com as crianças nessa condição e por fim identificar os pontos importantes a serem convertidos em requisitos de projeto. O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade não é um problema de aprendizado. Crianças com o transtorno são plenamente capazes de acompanhar a turma desde que seja feito o tratamento adequado. O transtorno faz com que o cérebro da criança funcione um pouco diferente do comum, dando a ela características de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Crianças acometidas com o transtorno tendem a ser prejudicadas no controle de funções executivas. Ao considerar que o diagnósco tem mais eficácia se feito a partir dos seis anos de idade, há casos em que os pais negligenciam os sintomas e em alguns casos a idenficação é feita na escola, é muito provável que a criança já esteja em fase de alfabetização e por vezes já se encontra deslocada em relação aos demais. Por isso, após a coleta de dados com o público alvo foi constatado que trabalhar com memória de trabalho com foco no controle inibitório pode ajudar tanto no diagnóstico (como uma ferramenta auxiliar) quanto no aperfeiçoamento da habilidade. ...
Abstract
This is a research and design work for the development of a toy to assist in improving the performance of one or more aspects that generate difficulties in the development of children with ADHD; ADHD which comes to be Attention Deficit Hyperactivity Disorder, classified in the DSM-5 as a neurodevelopmental disorder. This project was proposed in four phases: Proposal, development, detailing and testing. In the first phase, through readings, interviews with parents, interviews with a psychologist ...
This is a research and design work for the development of a toy to assist in improving the performance of one or more aspects that generate difficulties in the development of children with ADHD; ADHD which comes to be Attention Deficit Hyperactivity Disorder, classified in the DSM-5 as a neurodevelopmental disorder. This project was proposed in four phases: Proposal, development, detailing and testing. In the first phase, through readings, interviews with parents, interviews with a psychologist and two pedagogues of the public school system, we sought to understand the disorder in order to perceive needs relevant to the project. With the above methods, it was possible to understand how the diagnosis is made, how families deal with the disorder, what are the benefits and impacts caused by the treatment or the lack of it, how the school deals with children in this condition and finally identify the important points to be converted into design requirements. Attention Deficit Hyperactivity Disorder is not a learning problem, children with the disorder are fully able to keep up with the class as long as proper treatment is done, the disorder causes the child’s brain to function a little differently than usual, giving it characteristics of inattention, hyperactivity and impulsivity. Children affected by the disorder tend to be impaired in the control of executive functions. Considering that the diagnosis is more effective if done from the age of six, there are cases where parents neglect the symptoms and in some cases the identification is done at school, it is very likely that the child is already in the literacy phase and is sometimes already out of touch with others. Considering that the diagnosis is more effective if done from the age of six, there are cases where parents neglect the symptoms and in some cases the identification is done at school, it is very likely that the child is already in the literacy phase and is sometimes already out of touch with others. Considering that the diagnosis is more effective if done from the age of six, there are cases where parents neglect the symptoms and in some cases the identification is done at school, it is very likely that the child is already in the literacy phase and is sometimes already out of touch with others. Therefore, atier data collection with the target audience, it was found that working with working memory with a focus on inhibitory control can help both in diagnosis (as an auxiliary tool) and in the improvement of skill. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design de Produto.
Coleções
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TCC Design (388)
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