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dc.contributor.advisorBedin, Lívia Mariapt_BR
dc.contributor.authorGil, Moniquept_BR
dc.date.accessioned2023-02-28T03:22:43Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255122pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação investigou o bem-estar subjetivo (BES), a mobilidade independente infantil e suas possíveis relações a partir da perspectiva das crianças, por meio de dois estudos: um quantitativo e outro qualitativo. O estudo quantitativo teve como objetivos descrever e comparar os índices de BES e itens referentes à mobilidade independente infantil a partir das variáveis sexo, idade e tipo de escola (pública ou privada), além de explorar a possível contribuição da mobilidade independente infantil, a partir das dimensões de autonomia e segurança, para o bem-estar das crianças da amostra. Foram utilizados os dados de 393 crianças com idades entre 10 e 13 anos, de escolas de Porto Alegre/RS. Os dados fazem parte da 3º onda do projeto Children’s Worlds. Os resultados apontam que as médias de bem-estar foram mais baixas para as meninas, para as crianças de maior idade e para os estudantes de escolas públicas. Foram encontradas diferenças significativas para as escalas OLS (p = ,006) e CW-SWBS (p = ,042) em relação ao bem-estar entre o grupo com baixa autonomia na mobilidade e o grupo com alta autonomia na mobilidade. O estudo qualitativo teve como objetivos compreender as percepções das crianças acerca do bem-estar e conhecer suas práticas de mobilidade independente. Foram realizados dois grupos focais em uma escola pública de Porto Alegre/RS, com 20 crianças com idades entre 11 e 13 anos. As transcrições foram analisadas de acordo com a análise temática e seus relatos agrupados em seis temas principais: definições de bem estar, autonomia, segurança, sobre o bairro onde moram, gênero e pandemia. Além das dimensões de autonomia e segurança, as características locais se mostraram centrais para a compreensão do tema.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation investigated subjective well-being, children's independent mobility and their possible relations from the perspective of children and adolescents, through two studies: one quantitative and the other qualitative. The quantitative study aimed to describe and compare the subjective well-being (SWB) indexes and items related to children's independent mobility based on the variables gender, age and type of school (public or private), in addition to exploring the possible contribution of children's independent mobility, based on the dimensions of autonomy and safety, for the well-being of the children and adolescents in the sample. Data from 393 children and adolescents aged between 10 and 13 years old, from schools in Porto Alegre/RS were used. The data is part of the 3rd wave of the Children’s Worlds project. The results point to differences in well-being indices for sex, age and type of school. In general, mean well-being was lower for girls, older children, and public school students. A significant difference was found in relation to well-being between the group with low mobility autonomy This dissertation investigated subjective well-being, children's independent mobility and their possible relations from the perspective of children and adolescents, through two studies: one quantitative and the other qualitative. The quantitative study aimed to describe and compare the subjective well-being (SWB) indexes and items related to children's independent mobility based on the variables gender, age and type of school (public or private), in addition to exploring the possible contribution of children's independent mobility, based on the dimensions of autonomy and safety, for the well-being of the children and adolescents in the sample. Data from 393 children and adolescents aged between 10 and 13 years old, from schools in Porto Alegre/RS were used. The data is part of the 3rd wave of the Children’s Worlds project. The results point to differences in well-being indices for sex, age and type of school. In general, mean well-being was lower for girls, older children, and public school students. A significant difference was found in relation to well-being between the group with low mobility autonomy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBem-estar subjetivopt_BR
dc.subjectSubjective well-beingen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChildhooden
dc.subjectChild independent mobilityen
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectFocus groupsen
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectSegurançapt_BR
dc.titleMobilidade independente infantil e bem-estar subjetivo de crianças de Porto Alegre/RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001162760pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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