Presença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médio
Visualizar/abrir
Data
2015Tipo
Assunto
Resumo
O propósito desta comunicação é apresentar reflexões desenvolvidas com base no projeto de pesquisa Docência em História em diálogo com as culturas juvenis, o qual tem sido realizado na Faculdade de Educação da UFRGS. O estudo assenta-se nos postulados da história cultural, em especial inspira-se nos estudos desenvolvidos pelo historiador Roger Chartier, dentre outros autores. Neste artigo, o recorte escolhido visa examinar a presença/ausência da história dos jovens na abordagem dos conteúdos em ...
O propósito desta comunicação é apresentar reflexões desenvolvidas com base no projeto de pesquisa Docência em História em diálogo com as culturas juvenis, o qual tem sido realizado na Faculdade de Educação da UFRGS. O estudo assenta-se nos postulados da história cultural, em especial inspira-se nos estudos desenvolvidos pelo historiador Roger Chartier, dentre outros autores. Neste artigo, o recorte escolhido visa examinar a presença/ausência da história dos jovens na abordagem dos conteúdos em uma coleção de livros didáticos de História para o ensino médio aprovada no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) 2012. Até o momento, contrastando os volumes da coleção com outros estudos sobre o tema da pesquisa, já é possível afirmar que há intencionalidades do editor e do autor em dialogar com situações da vida dos jovens na contemporaneidade, mais do que sua presença na História. ...
Abstract
The purpose of this comunication is to presente reflections developed from of the research project Docência em História em diálogo com as culturas juvenis, that has been done in the Faculdade de Educação da UFRGS. The study rests in the postulates of cultural history, in particular in the studies developed by historian Roger Chartier, including other authors. This article, the chosen delimation aims to examine the presence/absence of the history of young peopple in the approach to contente in a ...
The purpose of this comunication is to presente reflections developed from of the research project Docência em História em diálogo com as culturas juvenis, that has been done in the Faculdade de Educação da UFRGS. The study rests in the postulates of cultural history, in particular in the studies developed by historian Roger Chartier, including other authors. This article, the chosen delimation aims to examine the presence/absence of the history of young peopple in the approach to contente in a collection of history textbooks for the high school, aprovada in the PNLEM 2012. Yet, contrasting the volumes of the collection and other studies on the subject of research, it´s possible to affirm that there intentions of the editor and of the author in to dialogue with life situations of young people in the contemporaneity, more than his presence in history. ...
Contido em
História & perspectivas. Uberlândia. Vol. 28, n.53 (jan./jun. 2015), p. 123-143
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39708)Ciências Humanas (6840)
Este item está licenciado na Creative Commons License