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dc.contributor.advisorCarrard, Vinícius Coelhopt_BR
dc.contributor.authorSalvador, Sarah Melniskipt_BR
dc.date.accessioned2023-02-23T03:23:17Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254942pt_BR
dc.description.abstractAs diferentes etiologias de lesões ulceradas que acometem a cavidade bucal podem dificultar o processo diagnóstico e tratamento dessas alterações por parte dos profissionais da saúde. Promover a educação continuada para capacitação desses profissionais é uma excelente maneira de realizar diagnóstico adequado e de forma precoce dessas lesões. O ensino a distância (EaD) tem se mostrado uma ferramenta positiva para qualificação do conhecimento e capacitação dos profissionais da área da saúde. O objetivo geral deste estudo foi avaliar a capacidade diagnóstica e percepção de autoconfiança sobre o diagnóstico e a condutas de médicos residentes e estudantes de medicina em relação às lesões ulceradas em boca. Este é um estudo quase-experimental (pré e pós-intervenção educacional) realizado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). A amostra do estudo foi composta por médicos residentes das áreas de geriatria, medicina interna e pneumologia, e por estudantes do último ano de medicina (doutorandos), que responderam um questionário sobre lesões ulceradas em boca, que foi disponibilizado através de um convite via email. O resultado principal desta pesquisa foi a média baixa de acertos de diagnóstico de modo geral, e para uma parcela significativa dos casos de forma independente, e que está relacionado a baixa percepção de autoconfiança para diagnóstico e manejo dessas alterações. Vale ressaltar que lesões de carcinoma espinocelular em estágios iniciais foram mais difíceis de ser diagnosticada pelos participantes, mostrando a necessidade de capacitação sobre saúde bucal para esses profissionais, visando o diagnóstico de forma precoce dessas alterações. Assim, conclui-se que médicos residentes e estudantes de medicina pesquisados apresentam pouco conhecimento sobre lesões ulceradas da boca e uma baixa percepção de autoconfiança de diagnóstico e de tratamento para essas alterações.pt_BR
dc.description.abstractThe different etiologies of ulcerated lesions that affect the oral cavity can hinder the diagnosis and treatment of these changes by health professionals. Promoting continuing education to train these professionals is an excellent way to make an adequate and early diagnosis of these injuries. Distance learning (DE) has proven to be a positive tool for qualifying knowledge and training health professionals. The general objective of this study was to evaluate the diagnostic capacity and perception of self-confidence regarding the diagnosis and the conduct of resident doctors and medical students in relation to mouth ulcerated lesions. This is a quasi-experimental study (pre- and post-educational intervention) carried out at Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). The study sample consisted of doctors residing in the areas of geriatrics, internal medicine and pulmonology, and senior medical students (doctoral students), who answered a questionnaire on ulcerated lesions in the mouth, which was made available via an invitation via email . The main result was the low average of correct diagnosis in general, and for a significant number of cases independently, which is related to the low perception of self-confidence for diagnosis and management of these changes. It is worth mentioning that squamous cell carcinoma lesions in the early stages were more difficult to diagnose by the participants, showing the need for training on oral health for these professionals, aiming at the early diagnosis of these changes. Thus, it is concluded that resident doctors and medical students have little knowledge about ulcerated lesions of the mouth and a low perception of self-confidence in diagnosis and treatment for these changes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCarcinoma de células escamosaspt_BR
dc.subjectCarcinoma, squamous cellen
dc.subjectWounds and injuriesen
dc.subjectFerimentos e lesõespt_BR
dc.subjectOral healthen
dc.subjectSaúde bucalpt_BR
dc.subjectEducation, continuingen
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.titleCapacidade diagnóstica e percepção de autoconfiança de médicos residentes e estudantes de medicina para o diagnóstico e para o manejo com lesões ulceradas da bocapt_BR
dc.title.alternativeDiagnostic capacity and perception of self-confidence of resident physicians and medicine students for diagnosis and injury management ulcerated mouth en
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001126124pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Residência integrada em Saúde Bucal /Ênfase em Estomatologia.pt_BR


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