Projeto de criação literária autoficcional : O alaranjado sol da tempestade
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Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho mostra o processo de criação do romance autoficcional O alaranjado sol da tempestade. No romance, o autor-narrador se propõe a escrever sobre seu único tio materno, um sujeito pacato, com transtorno de bipolaridade e histórico de suicídio, que, num dia em 1997, saiu de casa de manhã e não voltou mais. Para construir a história, primeiramente o autor-narrador se baseava nas memórias de sua mãe sobre o que havia acontecido antes e depois do desaparecimento e no tempo em que morou co ...
Este trabalho mostra o processo de criação do romance autoficcional O alaranjado sol da tempestade. No romance, o autor-narrador se propõe a escrever sobre seu único tio materno, um sujeito pacato, com transtorno de bipolaridade e histórico de suicídio, que, num dia em 1997, saiu de casa de manhã e não voltou mais. Para construir a história, primeiramente o autor-narrador se baseava nas memórias de sua mãe sobre o que havia acontecido antes e depois do desaparecimento e no tempo em que morou com o tio. Enquanto isso, elaborava uma história ficcional para cobrir o tempo em que o tio ficara desaparecido. Depois, o autor narrador buscou em outras diferentes fontes informações que pudessem ajudá-lo a contar essa história, como prontuários médicos e as memórias (desencontradas e contraditórias) de outras pessoas que conviveram com o tio. Neste trabalho, de forma pessoal, o autor passa por diferentes fases de construção da narrativa, discutindo questões formais, como linguagem, narradores e desenvolvimento de personagens, além de trazer à tona o caráter híbrido das autoficções contemporâneas, para um narrar consciente dos seus artifícios ficcionais e autobiográficos. Esse relato é construído com a ajuda de conceitos e exemplos de teóricos e escritores sobre a autoficção e autorrepresentação na literatura, como Julián Fuks, Anna Faedrich, Cristóvão Tezza, Annie Ernaux, Emmanuel Carrère, Juan José Saer, entre outros. Durante a escrita do romance, ainda em desenvolvimento, o autor experimenta formas de narrar que melhor consigam dar corpo à sua ideia, misturando memórias e ficção e mostrando que as duas se imbricam, já que o trabalho criativo talvez envolva justamente a chance de especular sobre o que aconteceu. ...
Abstract
This paper shows the process of writing an autofictional novel called O alaranjado sol da tempestade. In the novel, the author-narrator proposes to write about his only maternal uncle, a quiet person with bipolar disorder and suicide attempts, who, one day in 1997, left home in the morning and never returned. To build the story, the author-narrator first relied on his mother's memories of what had happened before and after the disappearance and the time he lived with his uncle. Meanwhile, he wa ...
This paper shows the process of writing an autofictional novel called O alaranjado sol da tempestade. In the novel, the author-narrator proposes to write about his only maternal uncle, a quiet person with bipolar disorder and suicide attempts, who, one day in 1997, left home in the morning and never returned. To build the story, the author-narrator first relied on his mother's memories of what had happened before and after the disappearance and the time he lived with his uncle. Meanwhile, he was working on a fictional story to cover the time his uncle had been missing. Then, the author-narrator searched for other different sources that could help him tell this story, such as medical records and the memories (mismatched and contradictory) of other people who lived with his uncle. Writing a personal paper, here the author goes through different phases of narrative construction, discussing formal issues, such as language, narrators and character development, in addition to bringing out the hybrid character of contemporary autofictions, for a conscious narration of his fictional and autobiographical artifices. He builds this report based on concepts and examples of theorists and writers on self-fiction and self-representation in literature, such as Julián Fuks, Anna Faedrich, Cristóvão Tezza, Annie Ernaux, Emmanuel Carrère, Juan José Saer, among others. While writing the novel, that it is still in progress, the author explores ways of narrating that best con·cre·tize his idea, merging memories and fiction and showing that both are interrelated, since the creative work might precisely involve the chance to speculate about what happened. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Bacharelado.
Coleções
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TCC Letras (1216)
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