Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPinheiro, Leandro Rogériopt_BR
dc.contributor.authorLiebgott, Camila Boninpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-17T03:22:12Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254850pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo analisar como as narrativas construídas por jovens lésbicas em redes sociais virtuais constituem seus processos de identização, considerando suas relações com os itinerários pessoais, as ações coletivas que integram e a luta contra a lesbofobia. Conforme Lorenzo (2012), a lesbofobia é uma construção cultural que opera como um mecanismo político de opressão às lésbicas na sociedade contemporânea, e que pauta as relações erótico-afetivas dos sujeitos a partir da heteronormatividade. Nesse sentido, há a recusa da diferença, a desumanização, a violência e a exclusão de lésbicas. Paralelamente, é possível observar diferentes ações coletivas de enfrentamento a essa opressão, dentre elas o ativismo nas redes sociais virtuais, sobretudo entre jovens, articulando cotidiano, espaço virtual e narrações individualizadas. Deste modo, analisam-se as narrativas produzidas por cinco ativistas lésbicas, mediante registros etnográficos relativos a seus perfis na rede Instagram (HINE, 2004) e, também, a partir de entrevistas narrativas (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002). A partir das análises foi possível perceber que não há distinção entre identização e ação política porque as pautas e disputas se situam no campo da identidade e, também, porque as postagens de base narrativa se fazem na articulação si-outro, individualidade-coletivo. Além disso, essa pesquisa possibilitou visualizar que, durante o contexto da pandemia da Covid-19 e os períodos de isolamento social, houve uma maior adesão ao ativismo nas redes sociais por parte de ativistas lésbicas, que buscaram, na rede virtual Instagram, dar continuidade aos debates e discussões que ocorriam anteriormente em espaços físicos (como os coletivos), bem como registrar sua narrativa após a percepção desse ambiente como grande reprodutor de discursos normativos e violentos. Há limites nesse tipo de ativismo que está condicionado aos termos elaborados e impostos por grandes corporações e subordinado às inteligências artificias que operacionalizam algoritmos que excluem e invisibilizam sujeitos e pautas on-line. Por fim, foi possível analisar que as identizações em curso são construídas e reconstruídas nesse processo inacabado de narração e reflexividade, retomando a autoridade da narrativa e reelaborando outras, colaborando para a construção de uma sociedade menos lesbofóbica.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims to analyze how narratives built by young lesbians in online social networks constitute their processes of identization, considering their relationships with personal trajectories, collective actions in which they participated and the struggle against lesbophobia. According to Lorenzo (2012), lesbophobia is a cultural construction that functions as a political mechanism of oppression against lesbians in contemporary society, grounding individuals’ affective-erotic relationships against the backdrop of heteronormativity. Simultaneously, it is possible to observe different confrontational collective actions against this oppression, among which activism within online social networks, especially in youth, articulating daily life, online spaces, and individualized narratives. Thus, the narratives produced by five lesbian activists were analyzed through ethnographic registries relating to their profiles in the Instagram platform (HINE, 2004), along with narrative interviews (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2002). Through the analyzes it was possible to see there is no distinction between identization and political action, as the agendas and disputes are located within the field of identity, and because the narrative-based posts are made within the articulation of self-other, individuality-collective. Furthermore, this research facilitated the understanding that, during the context of the Covid-19 pandemic and the periods of social isolation, there was a higher adherence to activism in social networks by lesbian activists, who sought, through Instagram, to continue debates and discussions that happened previously in physical spaces (like in political collectives), as well as registering their narratives after perceiving this environment as a relevant reproducer of normative and violent discourse. There are limits in this type of activism that are conditioned to the terms elaborated and imposed by big corporations and subordinated to artificial intelligence that operationalize algorithms that exclude and erase online subjects and agendas. Finally, it was possible to analyze that identizations in course are constructed and reconstructed in this unfinished process of narration and reflexivity, taking back the authority in the narratives and recreating others, collaborating to the construction of a less lesbophobic society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectAtivismo socialpt_BR
dc.subjectLesbianismopt_BR
dc.subjectLesbian activismen
dc.subjectOnline activismsen
dc.subjectLesbophobiaen
dc.subjectIdentizationen
dc.titlePosso te contar histórias de mulheres como eu? os ativismos on-line de jovens lésbicas e a construção de suas identizaçõespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001162372pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples