Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddadpt_BR
dc.contributor.authorCarraro, Ivy Lima Prietto Von Kurrlept_BR
dc.date.accessioned2023-02-14T03:22:12Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1982-5587pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254796pt_BR
dc.description.abstractEste estudo objetivou descrever a aplicação de uma metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciais, por meio do experimento “Operação Sanduíche”, aplicado na disciplina de Tópicos Especiais de Contabilidade Gerencial, do último semestre de Ciências Contábeis, entre 2018 e 2019. Consideraram-se as seguintes etapas da Contabilidade Gerencial: planejamento e orçamento; produção e cálculo do custo e da precificação de sanduíches naturais; venda; e análise de desempenho. As bases foram a prática e a análise de percepções, mediante levantamento junto aos estudantes, os quais evidenciaram ser possível desenvolver competências e habilidades quanto aos aspectos contábil, financeiro, de influenciar pessoas, negócios, liderança, ética, integridade e profissionalismo; e reduzir a lacuna entre a teoria e o universo profissional. Este estudo apresentou uma metodologia ativa de aprendizagem para ser utilizada na formação de contadores gerenciais, possibilitando que o docente aplique atividades que aproximem o estudante do mundo prático e profissional.pt_BR
dc.description.abstractEste estudio tuvo como objetivo describir la aplicación de una metodología de aprendizaje activo para futuros contadores de gestión, a través del experimento "Operación Sandwich", aplicado en la disciplina de Temas Especiales de Contabilidad de Gestión, del último semestre de Ciencias Contables, entre 2018 y 2019. Se consideraron las siguientes etapas de la contabilidad de gestión: planificación y presupuestación; producción y cálculo del costo y el precio de los sándwiches naturales; venta; análisis de rendimiento. Las bases fueron la práctica y análisis de percepciones, a través de una encuesta con los estudiantes, que mostró que era posible desarrollar habilidades y destrezas respecto a la contabilidad, finanzas, influir en las personas, negocios, liderazgo, ética, integridad y profesionalismo; y reducir la brecha entre la teoría y el universo profesional. Este estudio presentó una metodología de aprendizaje activo para ser utilizada en la formación de contadores de gestión, permitiendo a los profesores aplicar actividades que acerquen a los estudiantes al mundo práctico y profesional.es
dc.description.abstractThis study aimed to describe the application of an active learning methodology for future management accountants, by means of the "Operation Sandwich" experiment, applied in the discipline of Special Management Accounting Topics, of Accounting Sciences course last semester, between 2018 and 2019. The following steps in the Managerial Accounting were considered: planning and budget; natural sandwiches production and cost and pricing calculation; sale; and performance analysis. The foundations were the practice and the analysis of perceptions, by means of a survey among students, which showed that it was possible to develop skills and abilities regarding accounting, financial, influencing people, business, leadership, ethics, integrity and professionalism; and to reduce the gap between theory and the professional universe. This study presented an active learning methodology to be used for managerial counters training, enabling teachers to apply activities that bring the student closer to the practical and professional world.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação. RIAEE. Araraquara, SP, UNESP, 2022. Vol. 17, n. 4 (out./dez. 2022), p. 2596-2613pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContabilidade gerencialpt_BR
dc.subjectGestión de la contabilidades
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAprenderes
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectMetodología activaes
dc.subjectCapacidadeses
dc.subjectManaging accountingen
dc.subjectLearningen
dc.subjectActive methodologyen
dc.subjectCompetenceen
dc.title“Operação sanduíche” : metodologia ativa de aprendizagem para futuros contadores gerenciaispt_BR
dc.title.alternative"Operación sandwich" : metodología de aprendizaje activa para futuros contadores de gestiónes
dc.title.alternative"Operation sandwich" : active learning methodology for future managerial accountantsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162550pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples