A relação família/escola no processo de efetivação da gestão democrática
dc.contributor.advisor | Campos, Márcia Maciel de | pt_BR |
dc.contributor.author | Pinheiro, Eva Maria Dutra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-14T03:21:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/254743 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho trata do Projeto de Intervenção desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Inácia Machado da Silveira localizada na cidade de Piratini/RS, durante o primeiro semestre de 2015. O tema do Projeto é a relação família e escola e a participação da família na escola. Esta temática surgiu devido à preocupação tanto da equipe diretiva como de professores e de pais com a educação dos filhos e pela reclamação dos professores em relação a pouca participação da família na escola. O objetivo do projeto foi aproximar a família da escola, através de ações concretas, diminuindo o espaço dessa relação em prol do desenvolvimento dos alunos. A finalidade do Projeto foi encontrar alternativas para melhorar a relação família/escola, no intuito de melhorar o desempenho escolar dos alunos. O Projeto de Intervenção se desenvolveu a partir de uma pesquisa-ação, tendo em vista ser uma pesquisa que envolve as limitações da participação das famílias na escola e, ao mesmo tempo, por pretender-se intervir para estreitar tal relação. A perspectiva da gestão democrática foi referencial para o planejamento e realização deste Projeto, pois se apresenta como um processo para mobilizar a participação dos diferentes atores no campo da educação. Pensar em educação de qualidade passa pela interação entre escola e família, os primeiros grupos sociais da criança e com a tarefa de formar e agregar valores para toda a vida. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Gestão democrática | pt_BR |
dc.subject | Relação escola-família | pt_BR |
dc.subject | Participação | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | A relação família/escola no processo de efetivação da gestão democrática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001009721 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Curso de Especialização em Gestão Escolar | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)