O Programa Mais Educação : uma experiência de escola pública de São Leopoldo/RS
Fecha
2022Autor
Co-director
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
A presente pesquisa visou investigar as memórias de professoras, em uma escola municipal de São Leopoldo, que presenciaram a transição do Projeto Mais Educação (PME) para o Programa Novo Mais Educação (PNME) e suas contribuições para a educação integral. Como objetivo, buscou-se verificar em que aspectos as mudanças dos programas governamentais de ampliação na jornada das aulas são destacadas pelas educadoras como efetivas para a aprendizagem e o desenvolvimento social do indivíduo, visando com ...
A presente pesquisa visou investigar as memórias de professoras, em uma escola municipal de São Leopoldo, que presenciaram a transição do Projeto Mais Educação (PME) para o Programa Novo Mais Educação (PNME) e suas contribuições para a educação integral. Como objetivo, buscou-se verificar em que aspectos as mudanças dos programas governamentais de ampliação na jornada das aulas são destacadas pelas educadoras como efetivas para a aprendizagem e o desenvolvimento social do indivíduo, visando compreender os impactos ocasionados aos educandos com as mudanças e com a extinção do Programa. A proposta inicial do Programa Mais Educação está embasada principalmente na melhora contínua orientada para uma formação integral do indivíduo, enquanto o Programa Novo Mais educação, nas suas intenções, busca dar mais ênfase ao estudo das disciplinas de português e da matemática, e por isso, vem sofrendo duras críticas de profissionais da área, devido a isso, a necessidade da pesquisa. A metodologia aplicada no trabalho foi a do estudo de caso, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas com os professores, para que pudessem narrar os fatos positivos e negativos sobre a mudança no Programa Mais Educação. Na pesquisa, descobrimos que não houve adesão ao Programa Novo Mais Educação, pois conforme os docentes o PNME era muito mais restrito que o Programa Mais educação (PME).Diante do exposto, se fez necessário investigar, na prática, o que professores relatam sobre a questão, e se essa mudança no programa promoveu implicações para a questão da formação integral do indivíduo, que é um dos objetivos fundamentais da educação nacional segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, assim como da própria Constituição Federal de 1988. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Pedagogía (1400)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License