Show simple item record

dc.contributor.advisorGarcia, Elisete Enir Bernardipt_BR
dc.contributor.authorSoares, Daniela Saratept_BR
dc.date.accessioned2023-02-11T05:05:18Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254650pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investigou a existência de políticas públicas afirmativas na rede municipal, em escolas de Ensino Fundamental - Anos Iniciais de Capão da Canoa, Litoral Norte – RS, e analisou a necessidade dessas políticas. A pesquisa foi realizada de forma qualitativa, utilizando-se de entrevistas com perguntas semiestruturadas e de análise de documentos. Como resultado, houve uma identificação da necessidade da implementação de políticas afirmativas para as crianças no espaço escolar, para que, desde cedo, no caso de crianças negras, essas desenvolvam a identidade negra, além do sentimento de pertencimento a uma cultura e história africana que foi agredida, apagada e desvalorizada. E, no caso de crianças não negras, para que o conhecimento e a aprendizagem se tornem ferramentas para formar pessoas antirracistas. Com essas políticas em curso, os futuros cidadãos poderão compor uma sociedade mais igualitária. Nesse sentido, houve, por parte da pesquisa, o reconhecimento de que existe uma preparação dos profissionais para abordagem desse tema, só que ela ocorre de uma forma vagarosa, ainda com oscilações, o que, porém, faz parte do processo. A identificação e divulgação das informações de ações que promovam a igualdade racial para a comunidade escolar como um todo também se faz necessária para que a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) contribua no combate ao racismo.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolíticas afirmativaspt_BR
dc.subjectEducação das Relações Étnicos-Raciais (ERER)pt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectEnsino fundamental : Séries iniciaispt_BR
dc.titleDiferentes olhares sobre políticas afirmativas para as crianças negras no espaço escolar : um estudo sobre um município do Litoral Norte - RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Paulo Sergio dapt_BR
dc.identifier.nrb001162349pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCampus Litoral Nortept_BR
dc.degree.localTramandaí, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record