A cidadania na formação de jovens do Ensino Médio na dimensão das metodologiasde ensino
Visualizar/abrir
Data
2022Tipo
Outro título
The citizenship in the training of High School students in the dimension of teaching methodologies
Ciudadanía en la formación de jóvenes de Secundaria en la dimensiónde metodologías de enseñanza
Assunto
Resumo
O presente estudo teve como objetivo analisar os desdobramentos da cidadania na formação de jovens do ensino médio na dimensão das metodologias de ensino e fazer docente. Caracteriza-se como qualitativo descritivo e interpretativo. Foram selecionadas 2 escolas de ensino médio, uma da rede de ensino pública (escola A) e uma da rede privada (escola B) de uma cidade do Vale do Sinos/RS, Brasil. Para a coleta de dados foram utilizados análise de documento (PPP), observações, diários de campo e entr ...
O presente estudo teve como objetivo analisar os desdobramentos da cidadania na formação de jovens do ensino médio na dimensão das metodologias de ensino e fazer docente. Caracteriza-se como qualitativo descritivo e interpretativo. Foram selecionadas 2 escolas de ensino médio, uma da rede de ensino pública (escola A) e uma da rede privada (escola B) de uma cidade do Vale do Sinos/RS, Brasil. Para a coleta de dados foram utilizados análise de documento (PPP), observações, diários de campo e entrevistas com equipe diretiva e docentes, por meio da ferramenta bola de neve. Compreendemos que na escola A, o método tradicional de ensino torna as conexões, contextualizações, criticidade ereflexões mais limitadas. Portanto, a formação da cidadania se constitui através do enquadramento do comportamento social e na preparação para o trabalho. Na escola B, os métodos ativos e colaborativos promovem a formação de um aluno crítico, reflexivo e com mais autonomia. ...
Abstract
The present study aimed at analyzing the unfolding of citizenship in the training of high school students in the dimension ofteaching methodologies and teaching itself. It is characterized as qualitative descriptive and interpretative. Two high schools were selected, one is public (school A) and the other is private (school B), both located in a city in Vale dos Sinos/RS, Brasil. For datacollection, we used the document analysis (PPP), observations, field journals and interviews with the direct ...
The present study aimed at analyzing the unfolding of citizenship in the training of high school students in the dimension ofteaching methodologies and teaching itself. It is characterized as qualitative descriptive and interpretative. Two high schools were selected, one is public (school A) and the other is private (school B), both located in a city in Vale dos Sinos/RS, Brasil. For datacollection, we used the document analysis (PPP), observations, field journals and interviews with the directive team and teachers, through snowball sampling. We realized that in school A, the connections, contextualization, criticism and reflections are more limited due to the traditional method of teaching. Therefore, the formation of citizenship constitutes itself through the framing of social behavior and in the preparation for work. In school B, the active and collaborative methods foster the training of discerning,reflective and more autonomous students. ...
Resumen
Este estudio tuvo como objetivo analizar el desarrollo de la ciudadanía en la formación de jóvenes de secundaria en la dimensiónde las metodologías didácticas y actuación docente. Se caracteriza como cualitativo, descriptivo e interpretativo. Fueron seleccionadas dos escuelas de nivel secundario, una de la red pública de educación (escuela A) y otra de la red privada (escuela B),ubicadas en una ciudad de Vale do Sinos/RS, Brasil. Para la recolección de datos se utilizaron análisis de documento ...
Este estudio tuvo como objetivo analizar el desarrollo de la ciudadanía en la formación de jóvenes de secundaria en la dimensiónde las metodologías didácticas y actuación docente. Se caracteriza como cualitativo, descriptivo e interpretativo. Fueron seleccionadas dos escuelas de nivel secundario, una de la red pública de educación (escuela A) y otra de la red privada (escuela B),ubicadas en una ciudad de Vale do Sinos/RS, Brasil. Para la recolección de datos se utilizaron análisis de documento (PPP), observaciones, diarios de campo y entrevistas con el equipo directivo y profesores a través de la herramienta bola de nieve. Se comprende que en la escuela A, el método tradicional de enseñanza resulta en conexiones, contextualizaciones, criticidad y reflexiones más limitadas. Por lo tanto, la formación de la ciudadanía se constituye enmarcando el comportamiento social y preparándosepara eltrabajo. En la escuela B, los métodos activos y colaborativos promueven la formación de un alumno crítico, reflexivo y autónomo. ...
Contido em
Research, society and development. São Paulo. Vol. 10, no. 10, e240101018777 (2021), 8p.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências da Saúde (10760)
Este item está licenciado na Creative Commons License