Descaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricular
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Tipo
Outro título
Neglect, desorientation and continued (desin)formation: resonances in the curricular construction
Pérdida, desorientación y entrenamiento continuo: resonancias en la construcción curricular
Assunto
Resumo
A pesquisa que dá origem a este texto trata-se de um estudo de caso etnográfico em uma escola estadual do Rio Grande do Sul em Viamão, com duração de um ano letivo, utilizando observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. O objetivo do presente artigo é identificar as tensões e problemáticas envolvidas no processo de construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul (RS). Entendemos que as decisões políticas e o ...
A pesquisa que dá origem a este texto trata-se de um estudo de caso etnográfico em uma escola estadual do Rio Grande do Sul em Viamão, com duração de um ano letivo, utilizando observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. O objetivo do presente artigo é identificar as tensões e problemáticas envolvidas no processo de construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul (RS). Entendemos que as decisões políticas e organizacionais são pontos chave de tensão e problemática na construção curricular. Estas implicam na oferta de formação continuada de professores, nas questões de tempo e espaço da escola, bem como na formulação de recorrentes e contrastantes orientações educacionais e curriculares, e por sua vez ressoam nas condições e possibilidades de autonomia da escola no sentido de sua construção curricular. ...
Abstract
The research that gave rise to this text was carried out by means of an ethnographic case study at a state schoolin Rio Grande do Sul in Viamão, duration of one academic year, through participant observation, semistructured interviews and documentary analysis. The objective of this article is to identify the tensions and problems involvedin the curricular construction process of the final years of elementary schoolin a state schoolin Rio Grande do Sul (RS). We understood that political and orga ...
The research that gave rise to this text was carried out by means of an ethnographic case study at a state schoolin Rio Grande do Sul in Viamão, duration of one academic year, through participant observation, semistructured interviews and documentary analysis. The objective of this article is to identify the tensions and problems involvedin the curricular construction process of the final years of elementary schoolin a state schoolin Rio Grande do Sul (RS). We understood that political and organizational decisions are key points of tension and problematic in curricular construction. These decisions imply the provision of continuous teacher training in the time and space of the school, as well as in the formulation of constant and different educational and curricular guidelines, and in turn resonate in the conditions and possibilities of autonomy of the schoolin the sense of its curricular construction. ...
Resumen
La investigación que originó este texto se realizó através de une studio de caso etnográfico en una escuela estatal de Rio Grande do Sul en la ciudad de Viamão que duró un año académico (diezmeses), através de observación participante, entrevistas semiestructuradas y análisis de documentos. El objetivo deeste artículo es identificar las tensiones y los problemas involucrados en el proceso de construcción curricularde los últimos años de la escuela primaria en una escuela estatal en Rio Grande d ...
La investigación que originó este texto se realizó através de une studio de caso etnográfico en una escuela estatal de Rio Grande do Sul en la ciudad de Viamão que duró un año académico (diezmeses), através de observación participante, entrevistas semiestructuradas y análisis de documentos. El objetivo deeste artículo es identificar las tensiones y los problemas involucrados en el proceso de construcción curricularde los últimos años de la escuela primaria en una escuela estatal en Rio Grande do Sul (RS). Entendemos que las decisiones políticas y organizativas son puntos clave de tensión y problemáticos en la construcción curricular. Estas decisiones implican la provisión de educación docente continua, cuestiones de tiempo y de espacio em la escuela, así como la formulación de orientaciones educativas y curriculares recurrentes y contrastantes, y a su vez resuenan con las condiciones y posibilidades de autonomíaescolar hacia construcción curricular. ...
Contido em
Motrivivência. Florianópolis. Vol. 33, n.64 (2021), p. 01-20
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências da Saúde (10760)
Este item está licenciado na Creative Commons License