Show simple item record

dc.contributor.advisorCastrogiovanni, Antonio Carlospt_BR
dc.contributor.authorMorais, Jéferson Soarespt_BR
dc.date.accessioned2023-02-08T05:02:30Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254426pt_BR
dc.description.abstractRESUMO A pergunta que move essa pesquisa é: o diálogo entre Geografia e Literatura pode potencializar o exercício do raciocínio geográfico dos sujeitos em sala de aula? Para contribuir em respostas provisórias a essa pergunta, traçamos o seguinte objetivo: discutir o diálogo entre Geografia e Literatura como potencializador da compreensão espacial, tendo como referência uma proposta pedagógica desenvolvida a partir da obra Os Ratos, de Dyonélio Machado. O método que sustenta a nossa leitura de mundo é a Complexidade, de Edgard Morin, sustentado por três princípios da Complexidade: Princípio Dialógico, Princípio Recursivo e Princípio Hologramático. A obra escolhida foi Os Ratos de Dyonélio Machado, por ter Porto Alegre como palco. A partir da escolha, traçamos um caminho metodológico que foi dividido em três momentos: o primeiro foi analisar a textualidade geográfica presente na obra; o segundo foi construir a proposta - utilizando a BNCC como referência curricular; o terceiro passo foi aplicar a atividade em uma turma de 8º do Ensino Fundamental e consequente avaliar dos resultados. Para o primeiro momento de conhecimento dos trabalhos realizados na área, organizamos uma base de manifestações acadêmicas (dissertações, teses e artigos) privilegiando um recorte temporal de 5 anos antes do início da pesquisa (a partir de 2015). lém dos trabalhos acadêmicos, as bibliografias de Moretti (2003), Suzuki e Silva (2016), Suzuki, Da Costa e Stefani (2016), Suzuki, Da Silva e Ferraz (2016), Suzuki e Da Silva (2016), Suzuki, Lima e Chaveiro (2016) e Michèle Petit (2019), foram referências centrais para a refletirmos sobre as possibilidades de pesquisa relacionando Geografia e Literatura. O segundo momento, da análise da textualidade geográfica da obra teve como principais referências metodológicas Ruy Moreira (2008) e Milton Santos (1985, 1988 e 2006). Moreira (2008) argumenta sobre o Raciocínio geográfico e quais os princípios e conceitos que sustentam o modo que a Geografia lê o mundo, enfatizando a tríade de conceitos basilares: paisagem, território e espaço geográfico. Santos (1985, 1988 e 2006) indica o método de análise do espaço geográfico, organizado na inter- relação dos conceitos de forma, função, estrutura e processo. Nosso objetivo foi aplicar essa leitura geográfica, nas páginas do romance. Devido à obra ter como cenário a Porto Alegre dos anos 30, fizemos o movimento temporal de relacionar a Porto Alegre do romance com a Porto Alegre atual, e com isso analisar as permanências e mudanças ocorridas. Em relação ao terceiro momento, como referência para pensar a proposta pedagógica e sua aplicação, dialogamos com Freire (2018), pela sua contribuição teórica a uma pedagogia que propõe a autonomia dos sujeitos e Castrogiovanni (2000; 2004; 2014; 2015), pelas contribuições teóricas ao ensino de Geografia. As considerações sobre a pesquisa são de que o diálogo entre Geografia e Literatura podem ser muito potentes para o exercício do raciocínio geográfico - desde que esteja alinhado ao método científico. Método que se caracteriza importante para a realização das atividades no Ensino Básico que busquem a superação de uma aprendizagem baseada apenas na informação dos sujeitos.pt_BR
dc.description.abstractThis research is driven by the following question: can the dialogue between Geography and Literature enhance the exercise of geographic reasoning of the subjects in the classroom? To contribute to provisional answers to this question, we have outlined the following objective: discuss the dialogue between Geography and Literature as a potentializer of spatial understanding, having as reference a pedagogical proposal developed from the romance Os Ratos, by Dyonélio Machado. The way we analyze the world is guided by the Complexity method, by Edgard Morin, supported by three principles: Dialogical Principle, Recursive Principle and Hologrammatic Principle. The literary work chosen was Os Ratos by Dyonélio Machado, since it has Porto Alegre as a stage. From the choice, we defined a methodological path which was divided into three moments: the first was the analyze of the geographic textuality present in the work; the second was the build of the proposal - following the BNCC as a curricular reference; the third moment was to apply of the activity in an 8th grade class of Elementary School and consequent to evaluate of the results. At first, as a matter of study of the work already done in the area, we organized a base of academic manifestations (dissertations, thesis and articles) focusing in a time frame of 5 years before the beginning of the research (from 2015). In addition to academic works, the bibliographies of Moretti (2003), Suzuki and Silva (2016), Suzuki, Da Costa and Stefani (2016), Suzuki, Da Silva and Ferraz (2016), Suzuki and Da Silva (2016), Suzuki, Lima and Chaveiro (2016) and Michèle Petit (2019), were main references to reflect on the possibilities of research relating Geography and Literature. Secondly, it was done the analysis of the geographical textuality of the work which had as main methodological references Ruy Moreira (2008) and Milton Santos (1985, 1988 and 2006). Moreira (2008) argues about Geographical Reasoning and which principles and concepts support the way Geography reads the world, emphasizing the triad of basic concepts: landscape, territory and geographic space. Santos (1985, 1988 and 2006) indicates the method of analysis of geographic space, organized in the interrelation of the concepts of form, function, structure and process. Our objective was to apply this geographical reading to the pages of the literary work. Since the work takes place in Porto Alegre from 1930’s, we made the temporal movement of relating the Porto Alegre from the work with Porto Alegre nowadays, making it possible to analyze the permanence and changes that occurred in the city. Regarding the third moment, as a reference for thinking about the pedagogical proposal and its application, we dialogue with Freire (2018), for his theoretical contribution to a pedagogy that proposes the autonomy of subjects, and Castrogiovanni (2000; 2004; 2014; 2015), for the theoretical contributions to the Geography teaching. The considerations about the research are that the dialogue between Geography and Literature can be very powerful for the exercise of geographic reasoning - as long as it is aligned with the scientific method. Method that is characterized as important for carrying out activities in Basic Education seeking to overcome a learning based only on the subjects' information.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeaching Geographyen
dc.subjectMachado, Dyonélio, 1895-1985pt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectLiteratureen
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectComplexityen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPorto Alegre (RS)pt_BR
dc.titleO Rato roeu, teceu e usou a roupa de um Porto Alegre. Diálogo entre Geografia e Literatura, através da obra de Dyonélio Machado : uma proposta pedagógica para exercitar o raciocínio geográficopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001161981pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record