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dc.contributor.advisorGoldnadel, Marcospt_BR
dc.contributor.authorFraga, Joanne de Bittencourtpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-08T05:02:13Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254412pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho consiste na reflexão sobre o fenômeno da textualidade a partir da análise de uma redação Enem nota mil por meio do uso do aparato teórico da Teoria da Relevância. Apresenta-se inicialmente uma caracterização do que é um gênero dissertativo-argumentativo, seguido da compreensão do texto Enem e dos seus critérios avaliativos e da fundamentação teórica da Teoria da Relevância (TR). Com base no aparato conceitual da TR, realiza-se a análise de uma redação Enem nota mil, a fim de dar expressão teórica, a partir do conceito de relevância, para a propriedade de textualidade. O trabalho revela que a qualidade do texto analisado pode ser explicada a partir da TR, tendo em vista que a forma como os enunciados são apresentados e relacionados consegue produzir muitos efeitos cognitivos a partir de um equilíbrio adequado entre os efeitos contextuais alcançados e os esforços de processamento de conteúdos exigidos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper consists of an analysis on the textuality phenomenon based on the examination of a grade one thousand Enem essay using the theoretical apparatus of the Relevance Theory. At first, a characterization of what is an argumentative genre is presented, followed by the understanding of the Enem text and its evaluative criteria, as well as the theoretical framework of the Relevance Theory. Set up on the conceptual Relevance Theory apparatus, the analysis of a grade one thousand Enem essay is carried out in order to give theoretical expression, from the relevance concept, to the textuality hallmark. The paper discloses that the quality of the analyzed text can be explained by the Relevance Theory, given that the way the utterances are presented and related is able to produce many cognitive effects from an appropriate balance between the contextual effects achieved and the processing of contents required.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subjectRelevance Theoryen
dc.subjectTeoria da relevânciapt_BR
dc.subjectTextualityen
dc.subjectTextualidadept_BR
dc.subjectEnem essayen
dc.subjectRedaçãopt_BR
dc.titleA textualidade na perspectiva da teoria da relevância: uma ilustração a partir de uma redação Enem nota milpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001161979pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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