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dc.contributor.advisorRosa, Marcus Vinícius de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorCosta, Adrianapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T05:02:59Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254346pt_BR
dc.description.abstractBuscando possibilidades para a execução das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana (BRASIL, 2004), neste trabalho, apresento uma proposta de oficina pedagógica tendo por tema central a trajetória de Beatriz Nascimento (1970-1990). Essa proposta tem como objetivo analisar a potencialidade dos Valores Civilizatórios Afro-brasileiros (TRINDADE, 2006) enquanto referenciais teórico-metodológicos para o Ensino de História que tornam evidentes os fundamentos, princípios, conceitos e valores que formam a cultura negra brasileira, assim como investigar a atuação intelectual da historiadora Beatriz Nascimento a fim de compreender a sua contribuição para a ressignificação da história do(a) negro(a) no Brasil, bem como explorar as múltiplas temporalidades da narrativa histórica com o intuito de provocar nos estudantes a reflexão sobre as referências negras do passado e sobre as suas atuações no presente e no futuro. Dessa forma, analiso a obra de Beatriz Nascimento (2018) acerca da concepção ideológica do Quilombo e evidencio a sua convergência em relação ao Comunitarismo, valor civilizatório que demonstra a continuidade histórica de luta, organização e sociabilidades dos negros e negras, que por muito tempo tiveram os seus protagonismos apagados da História do Brasil. Assim, buscando epistemologias que contribuam para a descolonização dos currículos (GOMES, 2012), proponho uma oficina pedagógica cooperativa (ANTUNES, 2012) destinada aos estudantes do primeiro ano do Ensino Médio na intenção de provocar a reflexão sobre as suas próprias atuações enquanto sujeitos históricos. Para tal, como problema de ensino, coloco a seguinte questão: Como a perspectiva de Beatriz Nascimento (1970-1990) sobre o comunitarismo/quilombo pode ser mobilizada no Ensino de História comprometido com a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER)? Concluo que o comunitarismo que se expressa no quilombo faz do quilombo um Valor Civilizatório Afro-brasileiro, sendo possível, então, mobilizá-lo sempre que estivermos ensinando sobre as mais diferentes formas de organizações e de cosmo-concepções de pessoas negras (MACHADO; OLIVEIRA, 2018).pt_BR
dc.description.abstractSeeking possibilities for the implementation of the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations and the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture (BRASIL, 2004), in this work, I present a proposal for a pedagogical workshop with the central theme of the trajectory of Beatriz Nascimento (1970-1990). This proposal aims to analyze the potential of Afro-Brazilian Civilizing Values (TRINDADE, 2006) as theoretical-methodological references for Teaching History that make evident the foundations, principles, concepts, and values that form the Brazilian black culture. It also aims to investigate the academic performance of the historian Beatriz Nascimento to understand her contribution to the resignification of the history of black people in Brazil. In addition, it proposes to explore the multiple temporalities of the historical narrative to provoke students' reflection on the past's black references and their performances in the present and future. In this way, I analyze the work of Beatriz Nascimento (2018) about the ideological conception of quilombo and highlight its convergence with Communitarianism. This civilizing value demonstrates the historical continuity of struggle, organization, and sociability of black men and women who, for a long time, had their agency erased from the history of Brazil. Therefore, seeking epistemologies that contribute to decolonizing the curriculum (GOMES, 2012), I propose a cooperative pedagogical workshop (ANTUNES, 2012) aimed at students in the first year of high school to provoke reflection on their performances as historical subjects. To this end, as a teaching problem, I pose the following question: How can Beatriz Nascimento's (1970-1990) perspective on communitarianism/quilombo be mobilized in Educational History committed to the education for Ethnic-Racial Relations (ERER)? I conclude that the communitarianism expressed in the quilombo makes the quilombo an Afro-Brazilian Civilizing Value. Therefore, it is possible to mobilize it whenever we teach about the different forms of organizations and cosmo-conception of black people (MACHADO; OLIVEIRA, 2018).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectTeaching historyen
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectEducation for ethnic-racial relationsen
dc.subjectAfro-brazilian civilizing valuesen
dc.subjectValores culturaispt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectCommunitarianismen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectComunitarismopt_BR
dc.titleOs valores civilizatórios afro-brasileiros na ERER: uma proposta de Ensino de História por meio do comunitarismo de Beatriz Nascimento (1970-1990)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001161050pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


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