Mostrar el registro sencillo del ítem
O conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcação
dc.contributor.advisor | Nunes, Marília Forgearini | pt_BR |
dc.contributor.author | Engel, Henrique Luis | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T05:02:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/254338 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Curso (TC) de Licenciatura em Pedagogia possui como objetivo identificar qual o conceito de linguagem presente na formação em Pedagogia da UFRGS (modalidade presencial). Para responder à questão, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental de abordagem qualitativa caracterizada pela análise do conteúdo. Estabeleceram-se três ações de pesquisa: primeiro a revisão de literatura sobre o conceito de linguagem, depois a busca por TCs da Pedagogia da UFRGS cujo assunto fosse a linguagem, e que esta estivesse explícita no título e/ou no resumo, para entender de que modo este trabalho se encaixa no conjunto das investigações já realizadas a partir do tema em questão e, por fim, a análise da Bibliografia Básica Essencial indicada nos planos de ensino de três disciplinas da área de linguagem da graduação em Pedagogia (modalidade presencial) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Essa última ação analítica baseou-se no cotejamento de palavras e expressões identificadas nos livros resenhados com vistas a circunscrever como o conceito de linguagem é compreendido e assumido por cada uma das disciplinas do campo da linguagem. O percurso investigativo realizado indica que o conceito de linguagem é tratado na Licenciatura em Pedagogia com aportes de várias áreas, dada a sua complexidade, especialmente das áreas da Linguística, da Psicologia do Desenvolvimento, da Psicologia Cognitiva, do Construtivismo e da Educação, prevalecendo uma perspectiva sociocognitivo-interacional da linguagem. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.title | O conceito de linguagem na formação em Pedagogia da UFRGS : percursos demarcados e em marcação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001161194 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2021 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37364)Tesinas Pedagogía (1400)