Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMichels, Ana Beatrizpt_BR
dc.contributor.authorDanilevicz, Ângela de Moura Ferreirapt_BR
dc.contributor.authorAragón, Rosanept_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T05:02:52Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254333pt_BR
dc.description.abstractO contexto educacional vigente vem exigindo das instituições de ensino e dos docentes uma busca constante pela inovação, sendo necessário um repensar da formação continuada e, em especial, da prática pedagógica. O presente artigo propõe um modelo para compreensão do processo cognitivo de construção de estratégias educacionais pelos docentes. O modelo foi construído com base no constructo Piagetiano dos possíveis, a partir de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa, na qual foram analisadas as vivências de docentes em duas arquiteturas pedagógicas aplicadas numa formação continuada online. Através de um processo evolutivo e não-linear, o modelopermiteao docentebuscar heurísticas para abrir-se a novos possíveis, de acordo com os desafios que vivencia, estimulando-o a se reinventar em prol de uma educação emergente.pt_BR
dc.description.abstractConstant research for different teaching tools and methods, considering the demand for continued education and innovative pedagogical practices, is the challenge encountered by educational institutions and educators infacing the present context. This paper aims to propose a model for understanding the cognitive process of constructing educational strategies applied in online undergraduate courses. The model was built on the Piagetian of possible, from an exploratory research, of a qualitative nature, about the professors experiences in two pedagogical architectures applied in a continuous online training. Through an evolutionary and non linear process, the modelo allows professors to search for heuristics to open up to new possibilities, according to the challenges they face, encouraging them to recreate pedagogical practices for a differentiated education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Vol. 19, n.1 (2021), p. 564-573pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogical strategyen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectPedagogical architectureen
dc.subjectOnline continuing educationen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectCognitive possibleen
dc.titleTecnologias no trabalho docente : um olhar para o processo cognitivo de construção de estratégias pedagógicaspt_BR
dc.title.alternativeTechnologies in teaching work : a look at the cognitive process of construction pedagogical strategiesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001159552pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples