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dc.contributor.authorBlum, Marina Orestespt_BR
dc.contributor.authorDanilevicz, Ângela de Moura Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-07T05:02:50Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2178-1974pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254328pt_BR
dc.description.abstractA crise econômica mundial provocada pela pandemia da covid-19 impactou muitos microempreendedores, os quais têm sido levados a se reinventarem digitalmente como alternativa de sobrevivência de seus negócios. Apesar de uma célere e repentina disseminação de estratégias digitais a módicos investimentos e muitas possibilidades de implementação de baixo custo de investimento, a inexperiência, a insegurança e a falta de domínio desses microempreendedores sobre o mercado online prevaleceram, em diferentes níveis dedificuldades. Para propor ferramentas e mecanismos para mitigarem essas dificuldades, é importante aliar áreas de conhecimento que possuem abordagens estratégicas junto aos negócios e também instigam umaproposta de valor centrada nos seres humanos, como o Design Thinking e o Marketing Digital. No entanto, poucos são os microempreendimentos que dispõem de recursos suficientes para implementar práticas de inovação sistêmicas e disciplinadas, orientadas por profissionais de Design ou Marketing. Neste sentido, o presente estudo objetiva a reflexão sobre a promoção de autonomia a microempreendedores, por meio da proposição de uma versão piloto de uma ferramenta gerencial de autoavaliação do nível de desenvolvimento de negócios no mercado online. A partir do levantamento de referencial teórico e da escolha da metodologia de pesquisa orientada pelo Design Thinking, o estudo segue com técnicas de pesquisa para cada etapa de exploração, criação e reflexão, identificando estratégias-chave de microempreendedores que incorporaram oMarketing Digital em seus negócios. Como resultado, as estratégias-chave foram classificadas em cincorequisitos estratégicos, que se desdobraram em 40 critérios de análise de negócio para compor a versão piloto da ferramenta, avaliada por stakeholders especialistas de ambas as áreas. As principais contribuições do presente estudo são, portanto, a organização dessas práticas em requisitos estratégicos norteadores na transformação digital, como contribuição acadêmica; e o desenvolvimento e potencial disseminação de uma ferramenta gerencial de autoavaliação para micro e pequenos empresários, como a contribuição prática.pt_BR
dc.description.abstractThe global economic crisis caused by the Covid-19 pandemic has been impacted many micro-entrepreneurs. As a result, many of them had to change their operations, adapting them to digital strategies to reinvent themselves and survive. However, despite a fast and sudden spread of those strategies, considering affordable investments and many low-cost implantation possibilities, the inexperience, insecurity, and the lack of control over the online market prevailed at different levels of difficulty for these micro-entrepreneurs. Therefore, implement tools and mechanisms to mitigate these difficulties, combining knowledge areas with a strategic approach to business and instigating human-centered value proposition, such as Design Thinking and Digital Marketing. However, just a few microenterprises have sufficient resources to implement systematic innovation practices driven by Design or Marketing professionals. In this sense, this study aims to promote autonomy to microentrepreneurs by proposing a pilot version of a self-assessment management tool to measure businesses' development levels in the online market. From the survey of the theoretical framework and the research methodology choice driven by Design Thinking, the study follows with research techniques for each stage of exploration, creation, and reflection, identifying key strategies of microentrepreneurs who have incorporated Digital Marketing into their businesses. As a result, the key strategies were classified into five strategic requirements, which were broken down into 40 businesses analysis criteria to compose the pilot version of the tool, evaluated by specialist stakeholders from both areas. Thus, the main contributions of the present study are the organization of these practices in guiding strategic requirements in the digital transformation, as an academic contribution of the research, and the development and further distribution of the self-assessment management tool, as the practical contribution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDesign & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 9, n. 23 (2021), p. 38-55pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDigital marketingen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectMicro-entrepreneurshipen
dc.subjectMarketing digitalpt_BR
dc.subjectDesign thinkingpt_BR
dc.titleDesign thinking e marketing digital como aliados estratégicos de microempreendedores : ferramenta gerencial de autoavaliação do nível de desenvolvimento de negócios no mercado onlinept_BR
dc.title.alternativeDesign thinking and digital marketing as microentrepreneurs' strategic allies : self-assessment management tool to measure businesses development level in the online marketen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001159565pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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