As transformações da educação no meio rural no município de Santa Maria do Herval-RS (entre 1988 e 2021)
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Data
2022Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A educação é um direito do ser humano, e a educação aplicada ao contexto de vida de cada um deveria ser realidade. Entretanto, a educação do país tem passado por um desmonte que resultou no fechamento de milhares de escolas por todo o território. Esta pesquisa tem por objetivo identificar se as transformações ocorridas na educação no município de Santa Maria do Herval impactam no processo de desenvolvimento rural local. Para alcançar os objetivos se realizou uma pesquisa exploratória do tipo ap ...
A educação é um direito do ser humano, e a educação aplicada ao contexto de vida de cada um deveria ser realidade. Entretanto, a educação do país tem passado por um desmonte que resultou no fechamento de milhares de escolas por todo o território. Esta pesquisa tem por objetivo identificar se as transformações ocorridas na educação no município de Santa Maria do Herval impactam no processo de desenvolvimento rural local. Para alcançar os objetivos se realizou uma pesquisa exploratória do tipo aplicada, com abordagem qualitativa e uso da metodologia de estudo de caso. De forma a alcançar os objetivos propostos foram realizadas entrevistas com a Secretária de Educação do município e com o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, além da pesquisa bibliográfica no livro “História de Santa Maria do Herval-RS: 15 anos de município” do Professor Benno Knorst (2003). Com a consulta a estas fontes foram identificadas as escolas desativadas do município e as escolas para onde os estudantes foram deslocados, se tornou possível analisar a distância percorrida pelas crianças para chegar até a escola. Mostrou o quanto a vida escolar está ou não vinculada ao meio rural, também pode se ter um panorama da constituição do meio rural do município e sua evolução. Para discussão teórica estão presentes os estudos dos autores: Célia Regina Vendramini (2015), Roseli Salete Caldart (2000), Mônica Castagna Molina (2011), Fábio de Oliveira Guimarães (2017), entre outros. Como resultado da pesquisa se concluiu que deveria ser priorizado o deslocamento dos alunos para as escolas rurais, com a contratação de profissionais qualificados para aplicar um currículo da Educação do Campo. ...
Abstract
Education was a righ of the human being, and the applied education to the life context of each one it should be a reality. However the education of the country was passing for one dismount who results in the closed of thousands of schools all over territory. This research has as objective to identify if the transformations occurred in education in the minicipality of Santa Maria do Herval impact in process of local rural development. To reach the objectives realized an exploratory research appl ...
Education was a righ of the human being, and the applied education to the life context of each one it should be a reality. However the education of the country was passing for one dismount who results in the closed of thousands of schools all over territory. This research has as objective to identify if the transformations occurred in education in the minicipality of Santa Maria do Herval impact in process of local rural development. To reach the objectives realized an exploratory research applied type, with a qualitative approach using teh case study methodology. In order to achieve the objectives proposed were realized interviews with the Education Secretary of the county and with the President of the Sindicato dos Trabalhadores Rurais, in addition the bibliographic Search in the book “História de Santa Maria do Herval: 15 anos de município” from the Teacher Benno Knorst (2003). With the consultation to these sources were identified the disabled schools of the county and the schools where the students were displaced, it became possible to analyze the travelled distance for the children to arrive until school. Showed how much the school life was or not linked to the rural area, can also have a panorama of the constitutionof the rural area of the county and your Evolution. For the teoric discussion are presentes the studies of the authors: Célia Regina Vendramini (2015), Roseli Salete Caldart (2000), Mônica Castagna Molina (2011), Fábio de Oliveira Guimarães (2017), between anothers. As result of this research concluded that it should be prioritized the displacement of students for rural schools, with the hiring of qualified professionals to apply a curriculum of the countryside education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Desenvolvimento Rural: Bacharelado.
Coleções
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