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As manifestações de afeto nas relações professor-aluno em tempo de de distanciamento social : um estudo de casos múltiplos em 4. anos do ensino fundamental
dc.contributor.advisor | Sperrhake, Renata | pt_BR |
dc.contributor.author | Azambuja, Luiza Geiss | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T05:02:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/254270 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa, para Trabalho de Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, objetivou compreender como as relações de afeto entre professores e alunos se manifestaram durante a pandemia de Covid-19 no contexto do ensino remoto. Embasada em autores das áreas da Psicologia e da Educação, sendo eles Henri Wallon, Lev Vygotsky e Paulo Freire, buscou, através de um estudo de casos múltiplos, identificar tais relações. Para isso, utilizou-se duas metodologias: um momento de “aula-conversa” (MELO, 2016) com estudantes entre 10 e 12 anos de duas turmas de quartos anos do ensino fundamental, e entrevistas individuais semiestruturadas com as respectivas professoras. A partir da análise do material empírico constituído da transcrição dos diálogos e entrevistas, assim como as produções imagéticas das crianças produzidas na aula-conversa, foi possível identificar: No caso 1 - Escola A: 1) A comparação das situações afetivas às relações familiares pelas crianças; 2) O entendimento da gestão de conflitos pela professora como situação afetiva; 3) Os pequenos gestos e atitudes cotidianas como práticas de afeto; e 4) A despedida de final de ano como rito em que se faz presente o contágio da emoção. No caso 2 - Escola B: 1) A dificuldade de conectividade e consequente falta de comunicação; e 2) A falta do sentimento de afeto uma vez que a afetividade se manifesta na cultura e interação. Como considerações finais, pondera-se sobre a diferença entre as práticas afetivas na escola pública e privada, em decorrência da disparidade do acesso à tecnologia e de recursos humanos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.title | As manifestações de afeto nas relações professor-aluno em tempo de de distanciamento social : um estudo de casos múltiplos em 4. anos do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001161042 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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