Jogos com regras na pré-escola : contribuições para o planejamento e mediação adequada de professores junto às crianças
dc.contributor.advisor | Junqueira Filho, Gabriel de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.author | Zilio, Tamiris da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T05:02:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/254222 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Pedagogia desenvolveu-se a partir da seguinte pergunta de pesquisa: Que sinais reconhecer nas atitudes e produções das crianças em idade pré-escolar (de 4 a 6 anos incompletos), em diferentes linguagens, para apresentá-las aos jogos com regras? Além dela, outras duas questões se indicaram como fundamentais: Quais as contribuições dos jogos com regras para a educação integral das crianças? Como planejar e realizar mediações adequadas junto às crianças ao apresentar os jogos com regras a elas? Meu interesse em dedicar-me a este objeto de estudo neste Trabalho de Conclusão de Curso decorreu das minhas vivências como auxiliar de turma na educação infantil em estágios não obrigatórios, nos quais presenciei situações e atitudes das professoras titulares das turmas que me provocaram questionamentos sobre porquê, quando e como abordar os jogos com regras junto às crianças na educação infantil e, mais especificamente, na pré-escola. Apesar das minhas vivências em relação aos jogos com regras, trata-se, metodologicamente, de um trabalho exclusivamente bibliográfico, em que selecionei os autores que mais me ajudaram a conhecer a complexidade do meu objeto de estudo e a elaborar respostas às minhas perguntas de pesquisa, a saber: Piaget (1994); Kishimoto (1994); Kamii e Devries (2009) e Kamii (2012). Na interlocução com estes autores, pude concluir, por exemplo, que recomenda-se a apresentação dos jogos com regras às crianças a partir dos cinco anos de idade; que a professora precisa ser uma mediadora qualificada entre as crianças e os jogos com regras, desde o planejamento até o acompanhamento das interações das crianças com os jogos; e que os jogos com regras, quando vividos adequadamente, contribuem significativamente para as aprendizagens e para o desenvolvimento intelectual e sócio-moral das crianças. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Jogos infantis | pt_BR |
dc.title | Jogos com regras na pré-escola : contribuições para o planejamento e mediação adequada de professores junto às crianças | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001161192 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1400)