Um estudo interpretativo documental sobre a elaboração de material didático orientado pela linguística sistêmico-funcional e pela pedagogia com base em gêneros
dc.contributor.advisor | Rottava, Lucia | pt_BR |
dc.contributor.author | Pureza, Paulo Henrique Padilha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T05:01:59Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/254219 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem o objetivo de analisar pressupostos teóricos subjacentes à elaboração de material didático orientado pela Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) com o intuito de instrumentalizar professores de língua portuguesa que atuam com letramento acadêmico em contexto universitário. O objeto desta pesquisa é a Unidade 04 - Artigo Acadêmico do Caderno Didático Leitura e Escrita na Graduação, material didático construído a partir dos pressupostos teóricos da LSF e da Pedagogia com Base em Gêneros (ROSE; MARTIN, 2012). Para Martin e Rose (2008), o gênero textual é um processo social perpassado por Etapas e com objetivos bem definidos. Além disso, o Caderno Didático baseou-se no Programa Ler para Aprender (PLA), um conjunto de estratégias que oferece aos professores subsídios para o ensino de leitura e escrita em todos os níveis necessários para que o estudante obtenha sucesso. Adotou-se uma perspectiva interpretativa documental enquanto método de análise do objeto de pesquisa. Esse tipo de análise utiliza essencialmente documentos que não sofreram tratamento analítico e o desafio dessa técnica de pesquisa é a capacidade que o pesquisador tem de selecionar, tratar e interpretar a informação, visando compreender a interação com sua fonte (KRIPKA et al., 2015). Foram analisadas 13 seções presentes na Unidade 04 - Artigo Acadêmico, com base em critérios de avaliação específicos que consideraram o objetivo e os conceitos da LSF que permearam as seções, a articulação entre os objetivos pedagógicos de cada seção, a teoria sistêmico-funcional que a subjaz e a instrumentalização do professor no decorrer da Unidade 04. Ao final deste estudo, os resultados revelam uma contribuição para que professores de diferentes contextos de ensino e aprendizagem de língua portuguesa interessados na construção de material didático orientado pela LSF observem a articulação necessária entre os pressupostos teóricos da LSF e o objetivo da construção deste tipo de recurso para o ensino e a aprendizagem de língua portuguesa em contexto acadêmico. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to analyze theoretical principles behind the design of learning material oriented by Systemic Functional Linguistics (SFL) (HALLIDAY, 2014) with the goal of providing tools for language teachers who work with academic literacy in the university context. The object of research is the Unit 04 – Academic Paper from the Textbook Leitura e Escrita na Graduação, learning material whose design was based on the theoretical principles from SFL and the Genre-based Pedagogy (ROSE; MARTIN, 2012). According to Martin and Rose (2008), text genre is a staged goal-oriented social process. Furthermore, the Textbook was based on Reading to Learn program (R2L), a set of learning strategies that provides teachers with resources for the teaching of reading and writing in all necessary levels for the student to succeed. An interpretative documental perspective was adopted as the analysis method of the research object. This type of analysis essentially uses documents which have not been under analytical processing and this research technique’s challenge involves the researcher’s ability of selecting, processing and evaluating the information, to further understand the interaction with its source (KRIPKA, et al., 2015). 13 sections from the Unit 04 – Academic Paper were analyzed on the basis of specific evaluation criteria that considered the goal and the SFL principles which permeate the sections, the articulation between each section’s pedagogic goals and the systemic functional theory behind them and the teaching resources in the course of Unit 04. In conclusion, the contribution of this research is to provide resources to language teachers from different teaching and learning backgrounds who are interested on designing learning materials oriented by SFL and understanding the articulation between its concepts and the learning material’s goals in the development of tools for teaching and learning of Brazilian Portuguese in the university context. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Linguística sistêmico-funcional | pt_BR |
dc.subject | Systemic functional linguistics | en |
dc.subject | Genre-based pedagogy | en |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Reading to learn | en |
dc.subject | Interpretative documental analysis | en |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Ideation | en |
dc.subject | Análise documental | pt_BR |
dc.subject | Identification | en |
dc.subject | Identificação | pt_BR |
dc.subject | Appraisal | en |
dc.subject | Linguagem e línguas | pt_BR |
dc.title | Um estudo interpretativo documental sobre a elaboração de material didático orientado pela linguística sistêmico-funcional e pela pedagogia com base em gêneros | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001161204 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Letters (1771)