Formação de professores de Ciências da Natureza e Matemática na modalidade educação de jovens e adultos
dc.contributor.advisor | Teixeira, Maria do Rocio Fontoura | pt_BR |
dc.contributor.author | Fonseca, Edimar Fonseca da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-07T05:01:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/254144 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese tem por objetivo analisar de que forma a Educação de Jovens e Adultos (EJA) é expressa nos Projetos Políticos dos Cursos (PPCs) das licenciaturas que envolvem as áreas do conhecimento Ciências da Natureza e Matemática em universidades do estado do Rio Grande do Sul, aqui desmembrado em três objetivos específicos: levantar a produção bibliográfica sobre a formação de professores de Ciências da Natureza e Matemática para a Educação de Jovens e Adultos, no período de 2011 a 2021; analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) de licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática no Rio Grande do Sul, estabelecendo o panorama da Educação de Jovens e Adultos nos currículos e, por fim, problematizar princípios balizadores para elaboração de PPCs de cursos em licenciatura contemplando a modalidade de EJA. Para tanto, discutiu-se sobre a formação de professores e realizou-se um recorte histórico sobre essa modalidade no Brasil e no estado do Rio Grande do Sul. Como metodologia foi utilizada a análise documental, a coleta dos dados mediante estudo dos PPCs dos cursos e a Análise Textual Discursiva (ATD) para analisar as entrevistas semiestruturadas, feitas pelo Google Forms, com professores da EJA de Matemática e Ciências da Natureza no munícipio de Caçapava do Sul (RS). Como resultados dos PPCs dos cursos observou-se que estes não trazem uma disciplina específica de EJA, alguns trazem-na como disciplina complementar ou, em um caso específico, no estágio supervisionado. Também se constatou que existem poucas produções que envolvam a temática Educação de Jovens e Adultos, Formação de Professores de Matemática e Ciências da Natureza. Por fim, apresentamos os princípios balizadores para a modalidade Educação de Jovens e Adultos na formação inicial de professores(as): EJA nos estágios supervisionados; EJA como disciplina ou eixo transversal; EJA e o perfil de educador e EJA como espaço de acolhimento dos excluídos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis aims to analyze how Youth and Adult Education (EJA) is expressed in the Political Projects of the Courses (PPCs) of the degrees that involve the areas of knowledge Natural Sciences and Mathematics in universities in the state of Rio Grande do Sul , here broken down into three specific objectives: to survey the bibliographic production on the training of teachers of Natural Sciences and Mathematics for Youth and Adult Education, from 2011 to 2021; to analyze the Pedagogical Projects of the Degree Courses (PPCs) in Natural Sciences and Mathematics in Rio Grande do Sul, establishing the panorama of Youth and Adult Education in the curricula and, finally, to problematize guiding principles for the elaboration of PPCs for degree courses contemplating the EJA modality. In order to do so, the training of teachers was discussed and a historical clipping was carried out on this modality in Brazil and in the state of Rio Grande do Sul. As a methodology, document analysis was used, data collection through the study of PPCs of the courses and Discursive Textual Analysis (DTA) to analyze the semi-structured interviews, carried out by Google Forms, with EJA teachers of Mathematics and Natural Sciences in the municipality of Caçapava do Sul (RS). As a result of the PPCs of the courses, it was observed that they do not bring a specific discipline of EJA, some bring it as a complementary discipline or, in a specific case, in the supervised internship. It was also found that there are few productions that involve the theme of Youth and Adult Education, Mathematics and Natural Science Teacher Training. Finally, we present the guiding principles for the Youth and Adult Education modality in the initial training of teachers: EJA in supervised internships; EJA as a discipline or transversal axis; EJA and the profile of educator and EJA as a space for welcoming the excluded. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Youth and adult education | en |
dc.subject | Capacitação profissional | pt_BR |
dc.subject | Ciências da natureza | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Area of knowledge mathematics and natural sciences | en |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Popular education | en |
dc.title | Formação de professores de Ciências da Natureza e Matemática na modalidade educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001160370 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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