Como isso pode ser aula se eu estou gostando? estranhamento de alunos frente a uma docência irreverente
Visualizar/abrir
Data
2010Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo, de caráter teórico-reflexivo, busca refletir sobre uma cultura escolar domesticadora e sobre como ela interfere no pensamento de alunos. A pesquisa tem origina-se em uma semana de prática realizada no sexto semestre da UFRGS em uma turma de quarta série de uma escola Estadual de Porto Alegre, na qual encontrei dificuldades ao propor um planejamento de aula diferente do que os alunos estavam acostumados. Ao se depararem com uma docência irreverente, demonstraram estranhamento. Foram ...
Este estudo, de caráter teórico-reflexivo, busca refletir sobre uma cultura escolar domesticadora e sobre como ela interfere no pensamento de alunos. A pesquisa tem origina-se em uma semana de prática realizada no sexto semestre da UFRGS em uma turma de quarta série de uma escola Estadual de Porto Alegre, na qual encontrei dificuldades ao propor um planejamento de aula diferente do que os alunos estavam acostumados. Ao se depararem com uma docência irreverente, demonstraram estranhamento. Foram utilizadas para análise escritas desses alunos, charges, literatura, letras de músicas e minha própria caminhada de estudante. Embaso-me, principalmente, em autores como Freire (1996), Snyders (1993), De La Taille (1999) para constituir meu referencial teórico. Observa-se, através das falas dos alunos, um discurso já construído sobre docência, a saber, aquela inscrita na vertente tradicional e, devido a isso, um desconforto ao se depararem a uma forma de aula que foge a esse discurso. Concluo os estudos defendendo a necessidade e possibilidade de transformação da ação docente para que se possa construir um espaço escolar onde o novo, o diferente, a alegria, os desejos dos alunos estejam entrelaçados com os objetivos escolares. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Pedagogia (1401)
Este item está licenciado na Creative Commons License