Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHoffmann, Marilisa Bialvopt_BR
dc.contributor.authorDessbesell, Mônica Schoeferpt_BR
dc.date.accessioned2023-01-25T05:04:56Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253925pt_BR
dc.description.abstractRecursos Educacionais Abertos (REA) são materiais de ensino, aprendizado e pesquisa que podem ser disponibilizados através de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para livre utilização e/ou adaptação. Podcasts são conteúdos de aprendizagem assíncronos de fácil produção e disseminação que configuram alternativa válida para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem durante o ensino remoto e híbrido resultante da pandemia de Covid-19. Este trabalho investigou as potencialidades da utilização de podcasts como REA no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. A pesquisa qualitativa contou com a análise documental sobre o uso de TDIC, REA e podcasts no ensino de Ciências no Brasil nos documentos oficiais governamentais e nos periódicos presentes no Portal de Periódicos da CAPES. Posteriormente, foram estabelecidos parâmetros para a produção e disponibilização de podcasts e, considerados tais critérios e com base em habilidades elegidas na BNCC e nos eixos temáticos do Curso de Especialização "Ciência é 10!", foram construídos podcasts direcionados para a área de conhecimento e etapa de ensino mencionadas. Os recursos produzidos originaram o canal "REA de Ciências", hospedado no aplicativo Anchor e disponível nas principais plataformas de streaming, a fim de subsidiar o compartilhamento e criação deste REA por parte dos professores. A significativa escassez de publicações sobre o uso de podcasts no ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental e a inexistente menção aos REA nos documentos oficiais governamentais indicam urgência na adoção de políticas públicas voltadas ao letramento digital e incentivo à educação na escola no pós-pandemia.pt_BR
dc.description.abstractOpen Educational Resources (OER) are teaching, learning and research materials that can be made available through Digital Information and Communication Technologies (DICT) free to use and/or adaptation. Podcasts are asynchronous learning content that is easy to produce and disseminate and represents a valid alternative to assist in the teaching-learning process, during the remote and hybrid classes that occurred as a result of the Covid-19 pandemic. This work investigated the potential of using podcasts as OER in Science teaching in the final years of Elementary School. The qualitative research involved: document analysis on the use of DICT, OER and podcasts in Science Education in Brazil from official government documents and in journals present in the CAPES publications portal. Afterwards, parameters for the production and availability of podcasts were established and, considering such criteria and based on skills chosen at the BNCC and on the thematic axes of the Specialization Course "Ciência é 10!" podcasts were produced aimed at the area of knowledge and previously stated teaching steps. The resources produced originated the "REA de Ciências", hosted on the Anchor app and available on the main streaming platforms, in order to support the sharing and creation of this OER by teachers. The significant lack of publications on the use of podcasts in the teaching of Science in the final years of elementary school and the lack of mention of OER in official government documents, indicates an urgent demand to adopt public policies aimed at digital literacy and encourage education in post-pandemic.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRecursos educacionais abertospt_BR
dc.subjectOpen educational resourcesen
dc.subjectPodcasten
dc.subjectFilme e vídeo educativopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subjectDigital information and communication technologiesen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.titleRecursos educacionais abertos : a produção de podcasts para utilização no ensino remoto de ciências nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeOpen educational resources : the production of podcasts for use in remote science teaching in the final years of elementary educationen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPittol, Michelept_BR
dc.identifier.nrb001161495pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples