Aqui nóis tira água de pedra : o grime como literatura que fortalece a identidade da periferia brasileira
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2022Author
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Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Neste trabalho, objetivou-se responder à questão “por que o grime brasileiro é uma literatura que ajuda a valorizar a identidade dos alunos da periferia do Brasil?”. Para que isso pudesse ser respondido, realizou-se a construção de uma unidade didática após uma pesquisa bibliográfica que buscou procurar, na história do acesso à educação no Brasil (BUNZEN, 2011; SOARES, 2002; SIBILIA, 2012) e nas discussões sobre o trabalho com a oralidade nas práticas pedagógicas de língua portuguesa e literatu ...
Neste trabalho, objetivou-se responder à questão “por que o grime brasileiro é uma literatura que ajuda a valorizar a identidade dos alunos da periferia do Brasil?”. Para que isso pudesse ser respondido, realizou-se a construção de uma unidade didática após uma pesquisa bibliográfica que buscou procurar, na história do acesso à educação no Brasil (BUNZEN, 2011; SOARES, 2002; SIBILIA, 2012) e nas discussões sobre o trabalho com a oralidade nas práticas pedagógicas de língua portuguesa e literatura (ANTUNES, 2003), reflexões sobre o acesso da população mais pobre à educação; na história de criação e de expansão do grime (BRAMWELL, 2011; FATSIS, 2019) e na sua relação com as discussões sobre identidade (HALL, 2014; WOODWARD, 2014), reflexões que ajudem a pensar as literaturas orais na sala de aula como uma maneira de se valorizar as expressões e subjetividades das populações marginalizadas; nas discussões sobre o que é literatura (CÂNDIDO, 2011; IRELE, 2016), entendimentos sobre de que forma essa problemática afeta o que tem sido considerado como literatura adequada para se trabalhar nas práticas de língua portuguesa e literatura. Conclui-se, então, que a forma como o acesso das populações marginalizadas aconteceu afetou a forma como a oralidade tem sido trabalhada nas aulas de língua portuguesa e literatura, porque a história, construída desde o início por um conjunto de preceitos e preconceitos, contribuiu para que as literaturas orais e/ou marginais, que trazem discursos sobre as vivências desses alunos, fossem desconsideradas como literaturas, mas que o grime, por ser uma manifestação oral e periférica, carrega discursos que alunos da periferia podem se identificar, o que os aproximaria das aulas. Portanto, a unidade didática proposta traz atividades que buscam trabalhar a oralidade como forma de valorização da expressão, da criatividade e das subjetividades dos alunos. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
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