Fake news na pandemia : ensino de química no combate à disseminação de notícias falsas na pandemia do Sars-Cov-2
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho de natureza qualitativa visa elaborar e analisar as contribuições de uma oficina temática sobre as fakes news disseminadas durante a pandemia do SARS-CoV-2 associadas aos conceitos de Acidez, Basicidade e pH. A elaboração da oficina foi inspirada nos 3 momentos pedagógicos, em que no primeiro momento da oficina foi realizado um questionário para verificação dos conhecimentos prévios dos alunos, no segundo momento uma aula expositiva sobre fake news, pH e discussão sobre o tema, no ...
Este trabalho de natureza qualitativa visa elaborar e analisar as contribuições de uma oficina temática sobre as fakes news disseminadas durante a pandemia do SARS-CoV-2 associadas aos conceitos de Acidez, Basicidade e pH. A elaboração da oficina foi inspirada nos 3 momentos pedagógicos, em que no primeiro momento da oficina foi realizado um questionário para verificação dos conhecimentos prévios dos alunos, no segundo momento uma aula expositiva sobre fake news, pH e discussão sobre o tema, no terceiro momento foi realizada uma atividade experimental na qual os alunos puderam medir o pH de alguns alimentos e produtos de uso doméstico. As atividades foram realizadas em uma escola pública estadual de Canoas, com uma turma de 2º ano com 19 alunos e uma turma de 3º ano com 16 alunos. Posteriormente a oficina também foi aplicada em uma turma de cursinho pré-vestibular popular de Porto Alegre, com 22 alunos. Ao total 57 estudantes participaram da oficina. Os resultados foram produzidos com a análise do diário de campo da pesquisadora, das respostas ao questionário inicial e ao relatório da atividade experimental. Conforme o conjunto de resultados apresentados, as atividades propostas contribuíram para que os alunos pudessem compreender a necessidade de questionar a veracidade de uma informação recebida através das redes sociais antes de compartilhá-la. Desta forma, considera-se que as atividades desta oficina temática tenham possibilitado a contextualização de conteúdos químicos com o cotidiano dos estudantes, com o intuito de favorecer a reflexão crítica e possibilitar a significação do aprendizado. ...
Abstract
This qualitative work aims to elaborate and analyze the contributions of a thematic workshop on the fake news disseminated during the SARS-CoV-2 pandemic associated with the concepts of Acidity, Basicity and pH. The elaboration of the workshop was inspired by the 3 pedagogical moments, where in the first moment of the workshop a questionnaire was carried out to verify the students' previous knowledge, in the second moment an expository class on fake news, pH and discussion on the topic, in the ...
This qualitative work aims to elaborate and analyze the contributions of a thematic workshop on the fake news disseminated during the SARS-CoV-2 pandemic associated with the concepts of Acidity, Basicity and pH. The elaboration of the workshop was inspired by the 3 pedagogical moments, where in the first moment of the workshop a questionnaire was carried out to verify the students' previous knowledge, in the second moment an expository class on fake news, pH and discussion on the topic, in the third moment it was An experimental activity was carried out in which students could measure the pH of some foods and household products. The activities were carried out in a state public school in Canoas, with a 2nd year class with 19 students and a 3rd year class with 16 students. Subsequently, the workshop was also applied to a popular pre-university college course class in Porto Alegre, with 22 students. A total of 57 students participated in the workshop. The results were produced by analyzing the researcher's field diary, the responses to the initial questionnaire and the experimental activity report. According to the set of results presented, the proposed activities helped students to understand the need to question the veracity of information received through social networks before sharing it. Thus, it is considered that the activities of this thematic workshop have enabled the contextualization of chemical contents with the students' daily lives, in order to favor critical reflection and enable the meaning of learning. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Química (611)
Este item está licenciado na Creative Commons License