Eventos culturais e a promoção dos destinos turísticos: estratégias comunicacionais da Oktoberfest de Blumenau/SC
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2022Author
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Doctorate
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Abstract in Portuguese (Brasil)
A presente pesquisa tem como eixo temático o uso dos eventos culturais na promoção dos destinos turísticos, com enfoque empírico sobre as estratégias comunicacionais implementadas na Oktoberfest de Blumenau/SC. A questão central buscou compreender como se configuram as estratégias comunicacionais que fazem circular sentidos nas e das festas culturais que contribuem para a promoção das destinações turísticas. Como recorte empírico, objetivou-se a elucidação das estratégias de comunicação impleme ...
A presente pesquisa tem como eixo temático o uso dos eventos culturais na promoção dos destinos turísticos, com enfoque empírico sobre as estratégias comunicacionais implementadas na Oktoberfest de Blumenau/SC. A questão central buscou compreender como se configuram as estratégias comunicacionais que fazem circular sentidos nas e das festas culturais que contribuem para a promoção das destinações turísticas. Como recorte empírico, objetivou-se a elucidação das estratégias de comunicação implementadas pelo órgão público de turismo (SECTUR – Secretaria de Turismo e Lazer) na e da Oktoberfest de Blumenau/SC. Esse evento blumenauense foi escolhido como estudo de caso tendo em vista o seu potencial de mobilizar e de propagar sentidos que convergem com a imagem turística projetada para a cidade a sedia, a qual tem as marcas de um destino turístico com características germânicas. Almejando caracterizar o contexto teórico no qual a pesquisa se situa, diferentes aspectos foram considerados, dentre eles estão: o uso dos eventos culturais na promoção das localidades turísticas; a gestão e o uso da cultura voltados para finalidades específicas e seus entrelaçamentos com as teorias comunicacionais de Thompson (1995) e de campo de Bourdieu (2011); as características do fenômeno do turismo; os princípios da comunicação pública diante do repertório teórico voltado para a promoção dos destinos turísticos. Frente aos aspectos observados no referencial teórico, observou-se que há diversos sujeitos que produzem variados sentidos em torno dos atrativos turísticos e de seus destinos, o que indicou a necessidade de se trabalhar com o material comunicacional desenvolvido pela Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau/SC acerca da Oktoberfest. Dessa forma, o corpus de análise foi constituído por 19 cartazes oficiais dessa festa germânica, os quais se enquadram em um recorte temporal de 15 anos, que englobou os cartazes utilizados entre os anos de 2005 e 2019. A pesquisa foi de cunho qualitativo e empregou a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) como método utilizado para sistematizar a interpretação dos cartazes e, de modo complementar, recorreu-se a princípios semióticos para realizar a leitura descritiva das artes impressas nos cartazes. Três categorias de análise (Festa, Valor Histórico-cultural e Cenografia) foram identificadas a partir do contato inicial com o material selecionado e aprofundadas no tratamento do corpus definido. Foi possível descrever o modo como o Valor Histórico-cultural foi sendo constituído por meio da implementação de signos que produzem a semiose acerca da germanidade e de suas tradições. Pode-se concluir que o evento passou a ser vinculado ao contexto do turismo por meio dessa categoria e, assim, alinhou-se à proposta da imagem definida para a cidade de Blumenau/SC, planejada com base nos mecanismos públicos de desenvolvimento do turismo local. Observou-se que a categoria de Festa faz alusão ao movimento desses signos e configura-se enquanto mecanismo de mediação entre o público do evento e a cultura germânica, a qual é deslocada no tempo (do passado para o presente) e no espaço (do âmbito privado para o público). Desse modo, a categoria de Festa demonstra o agenciamento dos sentidos em torno da germanidade na Oktoberfest, cujos signos postos em circulação são propagados pelos processos comunicacionais presentes na e a partir da Oktoberfest. Esse evento blumenauense foi escolhido como estudo de caso tendo em vista o seu potencial de mobilizar e de propagar sentidos que convergem com a imagem turística projetada para a cidade a sedia, a qual tem as marcas de um destino turístico com características germânicas. Almejando caracterizar o contexto teórico no qual a pesquisa se situa, diferentes aspectos foram considerados, dentre eles estão: o uso dos eventos culturais na promoção das localidades turísticas; a gestão e o uso da cultura voltados para finalidades específicas e seus entrelaçamentos com as teorias comunicacionais de Thompson (1995) e de campo de Bourdieu (2011); as características do fenômeno do turismo; os princípios da comunicação pública diante do repertório teórico voltado para a promoção dos destinos turísticos. Frente aos aspectos observados no referencial teórico, observou-se que há diversos sujeitos que produzem variados sentidos em torno dos atrativos turísticos e de seus destinos, o que indicou a necessidade de se trabalhar com o material comunicacional desenvolvido pela Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau/SC acerca da Oktoberfest. Dessa forma, o corpus de análise foi constituído por 19 cartazes oficiais dessa festa germânica, os quais se enquadram em um recorte temporal de 15 anos, que englobou os cartazes utilizados entre os anos de 2005 e 2019. A pesquisa foi de cunho qualitativo e empregou a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) como método utilizado para sistematizar a interpretação dos cartazes e, de modo complementar, recorreu-se a princípios semióticos para realizar a leitura descritiva das artes impressas nos cartazes. Três categorias de análise (Festa, Valor Histórico-cultural e Cenografia) foram identificadas a partir do contato inicial com o material selecionado e aprofundadas no tratamento do corpus definido. Foi possível descrever o modo como o Valor Histórico-cultural foi sendo constituído por meio da implementação de signos que produzem a semiose acerca da germanidade e de suas tradições. Pode-se concluir que o evento passou a ser vinculado ao contexto do turismo por meio dessa categoria e, assim, alinhou-se à proposta da imagem definida para a cidade de Blumenau/SC, planejada com base nos mecanismos públicos de desenvolvimento do turismo local. Observou-se que a categoria de Festa faz alusão ao movimento desses signos e configura-se enquanto mecanismo de mediação entre o público do evento e a cultura germânica, a qual é deslocada no tempo (do passado para o presente) e no espaço (do âmbito privado para o público). Desse modo, a categoria de Festa demonstra o agenciamento dos sentidos em torno da germanidade na Oktoberfest, cujos signos postos em circulação são propagados pelos processos comunicacionais presentes na e a partir da Oktoberfest. Pode-se concluir que a cenografia se constitui enquanto elemento material e simbólico central na produção e circulação dos signos acionados, de tal modo que está presente (também) nos cartazes de divulgação, tornando-se veículo fundamental dos processos comunicacionais que fazem da festa um elemento de mediação. Foi possível compreender que as os artefatos utilizados para comunicar, acima descritos, caracterizam e marcam as estratégias comunicacionais implementadas pela Oktoberfest considerando o contexto de produção ao qual a festa se vincula, ou seja, ao turismo. ...
Abstract
The main subject of this research is the usage of cultural events in order to promote tourism destinations, and it presents an empirical focus on the communication strategies implemented at the Oktoberfest in Blumenau/SC. This investigation aims to comprehend how the communication strategies are gathered and arranged to produce meanings for the purpose of making them to circulate in cultural festivals. The empirical frame consists on communicational practices of Blumenaus’s Tourism Office (SECT ...
The main subject of this research is the usage of cultural events in order to promote tourism destinations, and it presents an empirical focus on the communication strategies implemented at the Oktoberfest in Blumenau/SC. This investigation aims to comprehend how the communication strategies are gathered and arranged to produce meanings for the purpose of making them to circulate in cultural festivals. The empirical frame consists on communicational practices of Blumenaus’s Tourism Office (SECTUR – Secretaria de Turismo e Lazer) accomplished during the Oktoberfest. This local event was chosen to be investigated considering its ability to assemble and to spread meanings that are similar to the public image produced to Blumenau city, which is sustained by germannity characteristics. Considering the necessity of contextualize the theoretical cenarium of the investigation, differents issues were considered, such as: the usage of cultural events in order to promote tourism destinations; the management of the culture done for specific goals and objectives; Thompson (1995) communicational theories and Bourdieu’s (2011) arguments related to field; the tourism phenomenon characteristics; the public communication's principles and its relationship to tourism destinations promotion. According to the presented arguments, different ways of producing meaning by a variety of subjects involved in tourism was noticed. This fact indicated the necessity of choosing the material produced by the local tourism public office (Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau/SC), the one which was done to promote the Oktoberfest. So, the corpus was composed by 19 Oktoberfest's official posters, produced in a range of 15 years (from 2005 up to 2019). The research is qualified for its qualitative nature and it was used the Content Analysis (BARDIN, 2011) as a propitious method to systematize the interpretation of the posters and, in a complementary way, it was actioned semiotic principles to carry out the descriptive interpretation of the arts printed on the posters. During the initial contact with the analised material, three categories of analysis (Party, Historical-cultural Value and Scenography) were identified and its theory was developed to hold de semiotic traduction of the posters. In the analysis, it was possible to describe the way the Historical-cultural Value oriented the sign selection and the production of germanity's semiosis throughout its traditions. It can be concluded that the event became linked to the context of tourism through this category and, thus, was aligned with the proposal of the image defined for the city of Blumenau/SC, which was planned based on public mechanisms oriented to the development of local tourism. It was observed that the category of Party allows the movement of these signs and it is configured as a mediation mechanism between the public of the event and the Germanic culture, which is moved in time (from past to present) and space (from the private to the public sphere). In this way, the category of Party demonstrates the agency of meanings surrounding the germanity characteristic of Oktoberfest. The related signs are projected through communication processes present during the Oktoberfest realization. The clue is that schenography represents a material and symbolic tool for signs production and circulation. That is the reason why it is replicated at the posters, becoming an importante meaning vehicle that allow the party to be meadiation. It was possible to conclude that the instruments used to communicate shown above compose the communication strategies implemented at Oktoberfest. It is also important to consider tourism as the production context which leaves its marks on those strategical practices. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Collections
-
Applied and Social Sciences (6100)
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