Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.contributor.authorGravem, Francini Guimarãespt_BR
dc.date.accessioned2023-01-18T05:01:19Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253793pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso analisa a realização de ações culturais como meio de incentivo de leitura com um estudo de caso da Biblioteca Pública Municipal Júlio Costa. Conceitua a biblioteca pública em um suscinto histórico destacando suas funções e objetivos. Descreve o conceito de leitura, sua importância social e a relevância do seu incentivo dentro da biblioteca pública. Aborda as variadas interpretações acerca do significado de cultura e ações culturais no âmbito da biblioteca pública. Discorre sobre a metodologia usada, sendo essa uma pesquisa exploratória, qualitativa, em formato de estudo de caso. Relata, brevemente, o histórico, destacando características da cidade de Santo Antônio da Patrulha, bem como da Biblioteca Pública Municipal Júlio Costa. Identifica os sujeitos entrevistados, sendo eles, a servidora da Biblioteca Pública de Santo Antônio da Patrulha e oito sujeitos do município patrulhense, quatro deles usuários e quatro não usuários da Biblioteca Pública. Descreve a coleta de dados realizada através da aplicação de entrevistas com os sujeitos e expõe os resultados então obtidos. Explana as ações culturais promovidas pela Biblioteca Pública Municipal Júlio Costa, a participação da comunidade nessas ações realizadas, sugestões dos sujeitos, de ações que poderiam ser oferecidas, e impotência das mesmas para o incentivo à leitura. Conclui com as considerações finais a respeito do estudo, respondendo ao problema proposto no estudo, bem como aos objetivos gerais e específicos determinados.pt_BR
dc.description.abstractThis course conclusion work analyzes the implementation of cultural actions as a means of encouraging reading with a case study of the Municipal Public Library Júlio Costa. It conceptualizes the public library in a brief history, pointing out its functions and objectives. Describes the concept of reading, its social importance, and the relevance of its encouragement within the public library. It approaches the varied interpretations about the meaning of culture and cultural actions in the scope of the public library. It discusses the methodology used, which is an exploratory and qualitative research, in a case study format. It briefly describes the history, highlighting the characteristics of the city of Santo Antônio da Patrulha as well as the Municipal Public Library Júlio Costa. It identifies the persons interviewed, who are the employee of the Public Library of Santo Antônio da Patrulha and eight persons from the Santo Antônio da Patrulha community, four of them users and four non-users of the Public Library. It explains the cultural actions promoted by the Municipal Public Library Júlio Costa, the participation of the community in these actions, suggestions of the participants of actions that could be offered, and the impotence of the same for the encouragement of reading. It concludes with the final considerations about the study, answering the problem proposed in the study, as well as the general and specific objectives determined.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic libraryen
dc.subjectBiblioteca públicapt_BR
dc.subjectIncentivo à leiturapt_BR
dc.subjectReading incentiveen
dc.subjectCultural actionen
dc.subjectReadingen
dc.titleAções culturais como meio de incentivo à leitura: um estudo de caso da Biblioteca Pública Municipal Júlio Costapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001157442pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationBiblioteconomiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples