A desinformação jornalística sobre questões de gênero no Domingo Espetacular
dc.contributor.advisor | Hagen, Sean Aquere | pt_BR |
dc.contributor.author | Schroeder, Thaynan Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T05:05:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253789 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem o objetivo de compreender como a reportagem “Na Escócia, crianças podem escolher com qual sexo se identificam”, do Domingo Espetacular, da TV Record, propaga desinformação sobre questões de gênero. É debatida a importância da televisão para a democratização das informações na sociedade, considerando a capacidade dessa mídia de influenciar o público através da credibilidade do discurso jornalístico. Além disso, o telejornalismo é destacado como um local de referência sobre os assuntos do cotidiano. Também são discutidas as questões de gênero e a politização dessa temática, contextualizando o termo “ideologia de gênero”, utilizado de forma pejorativa para deslegitimar e manipular o discurso sobre esse tema. Como metodologia, a Análise de Discurso utilizada identificou 71 incidências de sentido, das quais surgiram cinco Formações Discursivas (FDs): 1) assunto tabu; 2) teoria anticiência; 3) escola abusiva; 4) criança indefesa; 5) nós contra eles. Os resultados mostram que a desinformação é transmitida através da descontextualização, ocultamento e distorção das informações sobre gênero e sexualidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to understand how the report “In Scotland, children can choose which sex they identify with”, by Domingo Espetacular, on TV Record, spreads misinformation about gender issues. The importance of television for the democratization of information in society is discussed, considering the ability of this media to influence the public through the credibility of journalistic discourse. In addition, telejournalism is highlighted as a place of reference on everyday matters. Gender issues and the politicization of this theme are also discussed, contextualizing the term “gender ideology”, used in a pejorative way to delegitimize and manipulate the discourse on this topic. As a methodology, the Discourse Analysis identified 71 incidences of meaning and five Discursive Formations (DFs): 1) taboo subject; 2) anti-science theory; 3) abusive school; 4) helpless child; 5) us against them. The results show that misinformation is transmitted through the decontextualization, concealment and distortion of information about gender and sexuality. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Telejournalism | en |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Gender issues | en |
dc.subject | Misinformation | en |
dc.subject | Senses | en |
dc.title | A desinformação jornalística sobre questões de gênero no Domingo Espetacular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001157291 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Comunicação Social (1879)