Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHagen, Sean Aquerept_BR
dc.contributor.authorSchroeder, Thaynan Ferreirapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-17T05:05:23Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253789pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem o objetivo de compreender como a reportagem “Na Escócia, crianças podem escolher com qual sexo se identificam”, do Domingo Espetacular, da TV Record, propaga desinformação sobre questões de gênero. É debatida a importância da televisão para a democratização das informações na sociedade, considerando a capacidade dessa mídia de influenciar o público através da credibilidade do discurso jornalístico. Além disso, o telejornalismo é destacado como um local de referência sobre os assuntos do cotidiano. Também são discutidas as questões de gênero e a politização dessa temática, contextualizando o termo “ideologia de gênero”, utilizado de forma pejorativa para deslegitimar e manipular o discurso sobre esse tema. Como metodologia, a Análise de Discurso utilizada identificou 71 incidências de sentido, das quais surgiram cinco Formações Discursivas (FDs): 1) assunto tabu; 2) teoria anticiência; 3) escola abusiva; 4) criança indefesa; 5) nós contra eles. Os resultados mostram que a desinformação é transmitida através da descontextualização, ocultamento e distorção das informações sobre gênero e sexualidade.pt_BR
dc.description.abstractThis research aims to understand how the report “In Scotland, children can choose which sex they identify with”, by Domingo Espetacular, on TV Record, spreads misinformation about gender issues. The importance of television for the democratization of information in society is discussed, considering the ability of this media to influence the public through the credibility of journalistic discourse. In addition, telejournalism is highlighted as a place of reference on everyday matters. Gender issues and the politicization of this theme are also discussed, contextualizing the term “gender ideology”, used in a pejorative way to delegitimize and manipulate the discourse on this topic. As a methodology, the Discourse Analysis identified 71 incidences of meaning and five Discursive Formations (DFs): 1) taboo subject; 2) anti-science theory; 3) abusive school; 4) helpless child; 5) us against them. The results show that misinformation is transmitted through the decontextualization, concealment and distortion of information about gender and sexuality.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTelejournalismen
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectGender issuesen
dc.subjectMisinformationen
dc.subjectSensesen
dc.titleA desinformação jornalística sobre questões de gênero no Domingo Espetacularpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001157291pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples