O posicionamento do Sport Club Internacional frente a pauta do racismo no Twitter
View/ Open
Date
2022Author
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A pesquisa tem por objetivo analisar como o Sport Club Internacional se posiciona perante a causa antirracista no seu twitter, em especifico no dia da consciência negra. No percurso da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica nos campos de organizações, racismo, posicionamento de marca, comunicação e futebol, com base nos conceitos dados por especialistas dessas áreas como Richard Hall, que é estudioso no campo da teoria organizacional, ainda na área de organizações, Schein, Kunsch e Da ...
A pesquisa tem por objetivo analisar como o Sport Club Internacional se posiciona perante a causa antirracista no seu twitter, em especifico no dia da consciência negra. No percurso da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica nos campos de organizações, racismo, posicionamento de marca, comunicação e futebol, com base nos conceitos dados por especialistas dessas áreas como Richard Hall, que é estudioso no campo da teoria organizacional, ainda na área de organizações, Schein, Kunsch e Daft autores que abordam essa temática. Para estruturação do capítulo sobre racismo, a pesquisa está amparada em autores contemporâneos como Djamila Ribeiro e Sílvio de Almeida. O posicionamento da marca conta com especialistas que deram o conceito de posicionamento como Al Ries e Jack Trout e Tavares, Ketler e Kotler. Como metodologia utiliza a análise de conteúdo de Lawrence Bardin. Se adota como objeto de análise as peças publicadas no twitter do Sport Clube Internacional, no dia da consciência negra dos anos 2019,2020 e 2021, que permitem concluir que o Clube se posiciona positivamente na luta contra o racismo no futebol. ...
Abstract
The research aims to analyze and identify how Sport Club Internacional is positioned towards the anti-racist cause on its twitter, specifically on the day of black consciousness. In carrying out the research, a bibliographic review was carried out in the fields of organizations, racism, brand positioning, communication and soccer, based on concepts given by specialists in these areas such as Richard Hall, who is a scholar in the field of organizational theory, still in the area of organizations ...
The research aims to analyze and identify how Sport Club Internacional is positioned towards the anti-racist cause on its twitter, specifically on the day of black consciousness. In carrying out the research, a bibliographic review was carried out in the fields of organizations, racism, brand positioning, communication and soccer, based on concepts given by specialists in these areas such as Richard Hall, who is a scholar in the field of organizational theory, still in the area of organizations, Schein, Kunsch and Daft authors who approach this theme a lot. For structuring the chapter on racism, contemporary authors such as Djamila Ribeiro and Sílvio de Almeida will be used, in the chapter on brand positioning, experts who gave the concept of positioning will be approached, being Al Ries and Jack Trout, and to complement, Tavares, Ketler and Kotler. Then, content analysis with author Bardin. The articles published on the twitter of Sport Club Internacional, on the day of black consciousness in the years 2019, 2020 and 2021, are adopted as the object of analysis, which analyzed, based on the methodology of content analysis, allow us to conclude that the Club is positively positioned in the fight against racism in soccer. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidade.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License