Utopia, paixão e resistência: a Museologia em prol da preservação do fazer coletivo da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Celina Figueira da | pt_BR |
dc.contributor.author | Hoch, Barbara de Jesus | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-17T05:05:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253778 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa visa refletir sobre as possibilidades de preservação da memória do teatro de grupo no Brasil através de um exercício reflexivo da necessidade de preservação do acervo da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, grupo de teatro que possui a criação coletiva como método orientador de toda sua produção, fundado na década de 1970 na cidade de Porto Alegre/RS e ainda hoje em plena atividade. O trabalho apresenta conceitos relacionados ao teatro de rua, teatro de vivência e o histórico do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz, bem como o desejo de preservação de sua memória através da proposta de criação do Museu da Cena Ói Nóis Aqui Traveiz. Indica a salvaguarda intencional de materiais de variados suportes produzidos pelo grupo ao longo de sua existência que representam a trajetória de seu trabalho, constituindo-se no acervo do futuro Museu. O principal objetivo da monografia foi realizar um mapeamento de padrões de metadados existentes que atendam às necessidades de preservação da memória do coletivo, considerando a possibilidade de padronização de descritores, visando futura interoperabilidade do referido acervo em rede. Os testes de funcionalidade dos metadados foram realizados na descrição de um dos itens do acervo tridimensional, o primeiro estandarte do Grupo, através do software Tainacan, devido às potencialidades oferecidas pela ferramenta. A investigação utilizou como base para pesquisa os conceitos de musealização, preservação e documentação museológica, bem como o conceito de teatro de grupo. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de abordagem qualitativa, visando compreender quais são as necessidades específicas para indexação de informações de acervos ligados à realidade do teatro de grupo e especificamente a produção artística da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. A investigação conclui que o processo de registro padronizado, seguindo normativas museológicas, contribui para a salvaguarda e preservação do acervo do Grupo, o que fortalece o movimento de criação do Museu da Cena. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present research aims to reflect on the possibilities of preserving the memory of group drama in Brazil through a reflective exercise of the necessity of preservation of the collection from Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, a drama club that entails collective creation as an orientation method of its entire production, funded in the 1970s in the city of Porto Alegre, RS, and still active to this day. The work presents concepts related to street drama, experience drama, and the group Ói Nóis Aqui Traveiz’s history, as well as the need for preservation of its memory through the proposed creation of the Museum “Museu da Cena Ói Nóis Aqui Traveiz”. The intentional safeguard of materials of various supports produced by the group throughout its existence represents the trajectory of its work, compiling itself in the collection of the future museum. The main objective of the monography was to create a mapping of existing metadata patterns that attend to the necessities of preservation of the collective memory, considering the possibility of standardization of descriptors, aiming for future interoperability of the referred collection in the network. The functionality tests of metadata were performed in the description of one of the tridimensional collection items, the first banner of the group, through the software Tainacan, due to the potentiality offered by such tool. The study used the concept of musealization, preservation and museological documentation, as well as the concept of group drama as a base for research. The research is of qualitative properties, aiming to understand what are the specific necessities for indexation of information of collections linked to the reality of group drama and, specifically, the artistic production of Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. Findings conclude that the process of standardized registration, following museological norms, contributes to the safeguarding and preservation of the collection of the group, which strengthens the movement of creating Museu da Cena. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Theatre | en |
dc.subject | Memória coletiva | pt_BR |
dc.subject | Musealização | pt_BR |
dc.subject | Musealization | en |
dc.subject | Museum documentation | en |
dc.subject | Documentação museológica | pt_BR |
dc.subject | Tainacan | en |
dc.title | Utopia, paixão e resistência: a Museologia em prol da preservação do fazer coletivo da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001157182 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Museologia: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Museologia (153)