Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorMachado, Maria Berenice da Costapt_BR
dc.contributor.authorDezordi, João Pedro Valençapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-17T05:05:06Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253773pt_BR
dc.description.abstractDentre as responsabilidades de qualquer governo está a de se comunicar, especialmente em cenários de crise, estabelecendo diálogos com a população no intuito de gerar soluções positivas. Esses diálogos ocorrem através da comunicação pública, que compreende o fluxo de ideias e debates entre diversos atores sociais dentro da esfera pública. A pandemia do novo coronavírus pôs em questão a atuação do governo brasileiro no combate à doença. E foi marcada desde o início de 2020 por questionamentos e falas do presidente Jair Bolsonaro em torno da segurança das vacinas contra a covid-19. Paralelamente, a comunicação publicitária do Ministério da Saúde promovia a campanha de vacinação contra o vírus. Este estudo tem como temática a comunicação pública do governo Bolsonaro, com enfoque nos discursos sobre a vacinação contra a covid-19. O problema identificado são as contradições entre a campanha de vacinação contra a covid-19 e as falas antivacina do presidente Jair Bolsonaro. A pesquisa tem como objetivo geral refletir sobre os sentidos dessa comunicação governamental desalinhada e contraditória. Os objetivos específicos são: a) identificar e classificar os sentidos produzidos pela campanha de vacinação contra a covid-19 "Brasil Imunizado"; b) identificar e classificar os sentidos produzidos pelas falas antivacina do presidente Jair Bolsonaro; c) comparar o resultado das análises e identificar se haveria contradições discursivas; d) inferir sobre as contradições discursivas identificadas a partir do repertório conceitual da monografia. A pesquisa tem como metodologia a revisão bibliográfica, a revisão documental e a análise discursiva. O corpus da campanha de vacinação consiste em três filmes publicitários veiculados entre janeiro e julho de 2021. Já o corpus das falas do presidente foi selecionado a partir do levantamento realizado pelo jornal digital Poder360, do qual são extraídas 26 declarações no recorte temporal entre julho de 2020 e julho de 2021. Dos objetos de análise são obtidas sequências discursivas que são organizadas em formações discursivas e classificadas como positivas, neutras ou negativas. Constata-se que os filmes da campanha trazem somente discursos positivos sobre os imunizantes, enquanto as falas de Bolsonaro produzem sentidos majoritariamente negativos sobre as vacinas. Conclui-se haver portanto um desalinhamento discursivo, o que descredibiliza a mensagem e a imagem do governo e gera impactos negativos na saúde da população brasileira, a curto e longo prazos.pt_BR
dc.description.abstractTo communicate is among the responsibilities of any government, especially in moments of crisis, having to maintain dialogues with the population in the interest of creating positive solutions. These dialogues occur through public communication, which comprehends the flux of ideas and debates between several social actors inside the public sphere. The new coronavirus pandemic casted doubt on the performance of the brazilian government in fighting the disease. And it was marked since the beginning of 2020 by questionings and statements from president Jair Bolsonaro about the safety of the covid-19 vaccines. In parallel, the advertising communication of the Ministry of Health promoted the vaccination campaign against the virus. The theme of this study is the public communication of the Bolsonaro administration, with focus on the discourses about covid-19 vaccination. The identified problem lies in the contradictions between the covid-19 vaccination campaign and the antivaccine statements from president Jair Bolsonaro. The research has the general goal of pondering about the meanings of this misaligned and contradictory governamental communication. The specific goals are: a) to identify and classify the meanings produced by the covid-19 vaccination campaign "Brasil Imunizado"; b) to identify and classify the meanings produced by the antivaccine statements from president Jair Bolsonaro; c) to compare the results from both analysis and identify if there are discursive contradictions; d) to infer about the identified discursive contradictions according to the conceptual repertoire of the monograph. The methodologies of the research are bibliographic revision, documental revision and discourse analysis. The corpus of the vaccination campaign consists of three advertising films aired between january and july of 2021. The corpus of the president's statement was selected from the listing made by the digital newspaper Poder360, from which 26 statements are obtained with the temporal frame between july of 2020 and july of 2021. From the objects of analysis are extracted discursive sequences that are organized in discursive formations and classified as positive, neutral or negative. It is verified that the films from the campaign have only positive discourses about the vaccines, while the statements from Bolsonaro produce majorly negative meanings about the vaccines. It is therefore concluded that there is a discursive misalignment, which diminishes the credibility of the message and image of the government and generates negative impacts on the health of the brazilian population, in short and long terms.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublic communicationen
dc.subjectComunicação pública : Brasilpt_BR
dc.subjectCovid-19 pandemicen
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.subjectDiscourseen
dc.subjectVaccinationen
dc.subjectJair Bolsonaro's administrationen
dc.titleDoses de contradição: análise dos discursos da campanha de vacinação contra a Covid-19 e as falas antivacina do presidente Jair Bolsonaropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001157202pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem