A pauta é sexo: análise do discurso sobre sexualidade feminina na seção “sexo” no site da revista Marie Claire Brasil
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta pesquisa busca compreender como a revista Marie Claire Brasil constrói o discurso sobre sexualidade feminina na seção “Sexo” de seu site . Para alcançar esse objetivo, foram selecionados cinco textos de diferentes gêneros publicados na página no período de 2020 a 2022, que compuseram o corpus do trabalho. A partir da metodologia da Análise de Discurso (AD) francesa, foram identificadas cinco Formações Discursivas (FD) presentes nos textos analisados: Jornalística, Erótica, Científica, Femi ...
Esta pesquisa busca compreender como a revista Marie Claire Brasil constrói o discurso sobre sexualidade feminina na seção “Sexo” de seu site . Para alcançar esse objetivo, foram selecionados cinco textos de diferentes gêneros publicados na página no período de 2020 a 2022, que compuseram o corpus do trabalho. A partir da metodologia da Análise de Discurso (AD) francesa, foram identificadas cinco Formações Discursivas (FD) presentes nos textos analisados: Jornalística, Erótica, Científica, Feminista e Publicitária, nessa ordem de predominância. Assim, como resultado da pesquisa, é possível afirmar que, no contexto contemporâneo, a revista constrói o discurso sobre sexualidade feminina a partir de um forte interdiscurso entre essas FDs, fazendo, em algumas situações, que uma fortaleça as outras. Percebe-se que os discursos erótico e científico são marcas da contemporaneidade fortalecidas pelo discurso feminista. Por outro lado, o discurso publicitário, por vezes, enfraquece a credibilidade da FD Jornalística e mantém a mulher em uma posição submissa e de perda identitária. ...
Abstract
This research seeks to understand how Marie Claire Brasil magazine builds the discourse on female sexuality in the “Sex” section of its website. To achieve this objective, five texts of different genres published on the page from 2020 to 2022 were selected, which made up the corpus of the work. Based on the French Discourse Analysis (DA) methodology, five Discursive Formations (DF) present in the analyzed texts were identified: Journalistic, Erotic, Scientific, Feminist and Advertising, in that ...
This research seeks to understand how Marie Claire Brasil magazine builds the discourse on female sexuality in the “Sex” section of its website. To achieve this objective, five texts of different genres published on the page from 2020 to 2022 were selected, which made up the corpus of the work. Based on the French Discourse Analysis (DA) methodology, five Discursive Formations (DF) present in the analyzed texts were identified: Journalistic, Erotic, Scientific, Feminist and Advertising, in that order of predominance. Thus, as a result of the research, it is possible to affirm that, in the contemporary context, the magazine builds the discourse on female sexuality from a strong interdiscourse between these DFs, resulting, in some situations, one to strengthen the others. It is noticed that the erotic and scientific discourses are marks of contemporaneity strengthened by the feminist discourse. On the other hand, the advertising discourse sometimes weakens the credibility of Journalistic DF and keeps the women in a submissive position and loss of identity. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Coleções
-
TCC Comunicação Social (1830)
Este item está licenciado na Creative Commons License