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Dividir o mundo, repartir abraços, reforçar laços : percepção de familiares sobre a relação com a equipe de fisioterapia de um programa de intervenção motora precoce
dc.contributor.advisor | Alvarenga, Luiz Fernando Calage | pt_BR |
dc.contributor.author | Bitencourte, Laura Diniz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-14T05:14:32Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253710 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O difícil processo de receber e aceitar um diagnóstico adverso para um filho idealizado é gerador de grandes e complicados sentimentos nas famílias. Há de se pensar que a mudança brusca de perspectivas e expectativas leve a família a se perguntar sobre muitas questões que envolvem a saúde do filho, como o não entendimento do diagnóstico e do prognóstico funcional da criança, e a nova dinâmica imposta, quais os papeis eles terão de assumir a partir de então. O profissional de saúde passa a ter diversos papeis de importância na vida dessa família. Assim fica claro que o profissional tem função de levar ao conhecimento dos pais todas as informações, de forma clara, gentil e ampla. Especificamente, a fisioterapia trabalha de forma mais intensa com essas famílias, em comparação a outros profissionais, pelo tempo de duração e frequência dos atendimentos. Assim, se torna mais necessária a presença e participação dos familiares na intervenção fisioterapêutica. É importante, por parte do fisioterapeuta, ter uma visão ampliada do contexto em que a criança está inserida, saber qual a extensão do conhecimento dos familiares sobre o diagnóstico e o prognóstico funcional do filho, conhecer também qual o aporte essa família recebe dos serviços de saúde, além do contexto social e familiar. Objetivos: O objetivo deste estudo é mostrar as percepções de familiares sobre sua relação com a equipe de fisioterapia de um programa de intervenção motora, do qual participam seus filhos. Metodologia: estudo com abordagem qualitativa e delineamento estudo de caso situacional. A população selecionada será de familiares cuidadores de crianças atendidas pelo Programa de Intervenção Motora Precoce (PIMP/UFRGS). A análise da dados se deu a partir da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin, que divide a análise em três momentos, pré-análise, exploração de material e interpretação de dados. Resultados: Os pais descreveram ter uma relação muito próxima com a fisioterapeuta, o que lhes permitiu ter maior confiança nas suas escolhas e nas intervenções realizadas, o sentimento de gratidão está fortemente presente. Este estudo pretende promover reflexão sobre as experiências vividas por familiares cuidadores de crianças com alterações no desenvolvimento neuropsicomotor na fisioterapia e como essa auxilia no processo de entendimento de saúde de seus filhos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Cuidadores | pt_BR |
dc.subject | Fisioterapeuta | pt_BR |
dc.subject | Relações profissional-família | pt_BR |
dc.title | Dividir o mundo, repartir abraços, reforçar laços : percepção de familiares sobre a relação com a equipe de fisioterapia de um programa de intervenção motora precoce | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001111028 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fisioterapia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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