Potencial evocado cognitivo p300 em crianças : valores de referência
dc.contributor.advisor | Sleifer, Pricila | pt_BR |
dc.contributor.author | Kropidlofscky, Aline Pinto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-14T05:11:39Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253667 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: O potencial cognitivo P300 é uma medida eletrofisiológica da audição que auxilia na verificação de habilidades do processamento auditivo central de maneira não invasiva, tornando-se útil na população infantil. Objetivo: Mensurar a latência e a amplitude do P300 em crianças normouvintes em diferentes faixas etárias. Métodos: Estudo transversal. Foram selecionadas 96 crianças com idades entre oito e 11 anos e 11 meses, divididas em quatro grupos: 24 crianças com oito a oito anos e 11 meses (G1); 24 crianças com nove a nove anos e 11 meses (G2); 24 crianças com 10 a 10 anos e 11 meses (G3); 24 crianças com 11 a 11 anos e 11 meses (G4). Todas apresentaram limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade e integridade da via auditiva, bilateralmente. A avaliação do P300 foi realizada com o equipamento Masbe ATC Plus, da marca Contronic®. Utilizaram-se os estímulos de 1000 e 2000Hz, sendo 80% de estímulos frequentes e 20% de raros. Resultados: O valor médio de latência e de amplitude do P300 no G1 foi de 339,57 ± 41,03 e 18,22 ± 7,59, no G2 de 327,94 ± 37,29 e 16,32 ± 7,01, no G3 de 321,05 ± 31,84 e 15,86 ± 5,08, e no G4 de 310,76 ± 28,99 e 11,24 ± 3,12, respectivamente. Conclusão: Todas as crianças apresentaram o P300. Não houve diferença em relação à latência e amplitude do P300 na comparação das diferentes faixas etárias deste estudo. | pt_BR |
dc.description.abstract | Introduction: P300 cognitive potential is an electrophysiological measure of hearing that assists in noninvasively verifying central auditory processing skills, making it useful in children. Objective: To measure P300 latency and amplitude in normouvent children in different age groups. Methods: Cross-sectional study. Ninety-six children aged eight to 11 years and 11 months were selected, divided into four stratified groups per year: 24 children from eight to eight years and 11 months (G1); 24 children from nine to nine years and 11 months (G2); 24 children from 10 to 10 years and 11 months (G3); 24 children from 11 to 11 years and 11 months (G4). All described hearing thresholds within the normality and integrity of the auditory pathway, bilaterally. An evaluation of the P300 was performed with Masbe ATC Plus equipment, Contronic® brand. Used for 1000 and 2000Hz stimuli, being 80% frequent stimuli and 20% rare. Results: The mean value of P300 latency and amplitude in G1 was 339.57 ± 41.03 and 18.22 ± 7.59, in G2 of 327.94 ± 37.29 and 16.32 ± 7.01, in G3, 321.05 ± 31.84 and 15.86 ± 5.08, and in G4, 310.76 ± 28.99 and 11.24 ± 3.12, respectively. Conclusion: All children described the P300. There was no difference regarding P300 latency and amplitude when comparing the different age groups of this study. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | P300 evoked potential | en |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject | Electrophysiology | en |
dc.subject | Children | en |
dc.subject | Audição | pt_BR |
dc.subject | Eletrofisiologia | pt_BR |
dc.subject | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.title | Potencial evocado cognitivo p300 em crianças : valores de referência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Didoné, Dayane Domeneghini | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001113780 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Odontologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Fonoaudiologia | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Fonoaudiologia (151)