Aprendendo inglês com a gringa: como @ashlezinha se faz/existe/representa no Instagram através do dizer/publicizar
Fecha
2022Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
A presente monografia compreende uma pesquisa acerca da utilização do Instagram por parte de atores individuais no seu fazer/existir/representar (LASTA, 2017a), tendo como objeto de pesquisa o perfil da canadense @ashlezinha, utilizado para a criação de conteúdo sobre o ensino de inglês. Logo, o objetivo geral consiste em compreender como os elementos sociotécnicos-discursivos auxiliam no fazer/existir/representar do perfil Ashlezinha no Instagram através da produção de conteúdo para o contexto ...
A presente monografia compreende uma pesquisa acerca da utilização do Instagram por parte de atores individuais no seu fazer/existir/representar (LASTA, 2017a), tendo como objeto de pesquisa o perfil da canadense @ashlezinha, utilizado para a criação de conteúdo sobre o ensino de inglês. Logo, o objetivo geral consiste em compreender como os elementos sociotécnicos-discursivos auxiliam no fazer/existir/representar do perfil Ashlezinha no Instagram através da produção de conteúdo para o contexto do aprendizado de inglês on-line. Para tal finalidade, a metodologia utilizada foi a pesquisa empírica mediada por computador, por meio da triangulação de técnicas, que se deu mediante o uso da observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados obtidos apontam que Ashley se utiliza de determinados recursos em seu dizer/publicizar, tais como a referência a elementos culturais, do cotidiano e/ou baseados em sua experiência pessoal para ensinar inglês que, utilizados de forma repetida, caracterizam seu fazer/existir/representar. À vista disto, constata-se que a utilização do Instagram como “vitrine gratuita” (CORRÊA, 2020) vai ao encontro dos objetivos de Ashley como uma empreendedora por oportunidade, servindo como fomentador ao empreendimento do ator individual. ...
Abstract
This monograph contains a research about the use of the Instagram platform by individual actors in their doing/existing/representing (LASTA, 2017a), taking as object of research the profile of the Canadian @ashlezinha, used to create content about English teaching. Therefore, the general objective is to understand how the sociotechnical-discursive elements help in the doing/existing/representing of the Ashlezinha profile on Instagram through the content production for the online English learnin ...
This monograph contains a research about the use of the Instagram platform by individual actors in their doing/existing/representing (LASTA, 2017a), taking as object of research the profile of the Canadian @ashlezinha, used to create content about English teaching. Therefore, the general objective is to understand how the sociotechnical-discursive elements help in the doing/existing/representing of the Ashlezinha profile on Instagram through the content production for the online English learning context. For this purpose, the methodology used was computer-mediated empirical research (JOHNSON, 2010), through the triangulation of techniques, which took place through the use of covert and non-participatory observation (JOHNSON, 2010) and content analysis (BARDIN, 1977). The results obtained indicate that Ashley uses certain resources in her saying/publicizing, such as the reference to cultural elements, from everyday life and/or based on her personal experience to teach English that, when used repeatedly, characterize her doing/existing/representing. In view of this, it is noticed that the use of Instagram as a "free showcase" (CORRÊA, 2020) meets Ashley's goals as an entrepreneur by opportunity, serving as a promoter of the individual actor's entrepreneurship. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (38573)Tesinas Comunicación Social (1937)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
