Aprendendo inglês com a gringa: como @ashlezinha se faz/existe/representa no Instagram através do dizer/publicizar
dc.contributor.advisor | Lasta, Elisangela | pt_BR |
dc.contributor.author | Maciel, Jéssica Caroline | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-13T05:04:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253655 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente monografia compreende uma pesquisa acerca da utilização do Instagram por parte de atores individuais no seu fazer/existir/representar (LASTA, 2017a), tendo como objeto de pesquisa o perfil da canadense @ashlezinha, utilizado para a criação de conteúdo sobre o ensino de inglês. Logo, o objetivo geral consiste em compreender como os elementos sociotécnicos-discursivos auxiliam no fazer/existir/representar do perfil Ashlezinha no Instagram através da produção de conteúdo para o contexto do aprendizado de inglês on-line. Para tal finalidade, a metodologia utilizada foi a pesquisa empírica mediada por computador, por meio da triangulação de técnicas, que se deu mediante o uso da observação de campo encoberta e não participativa (JOHNSON, 2010) e da análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Os resultados obtidos apontam que Ashley se utiliza de determinados recursos em seu dizer/publicizar, tais como a referência a elementos culturais, do cotidiano e/ou baseados em sua experiência pessoal para ensinar inglês que, utilizados de forma repetida, caracterizam seu fazer/existir/representar. À vista disto, constata-se que a utilização do Instagram como “vitrine gratuita” (CORRÊA, 2020) vai ao encontro dos objetivos de Ashley como uma empreendedora por oportunidade, servindo como fomentador ao empreendimento do ator individual. | pt_BR |
dc.description.abstract | This monograph contains a research about the use of the Instagram platform by individual actors in their doing/existing/representing (LASTA, 2017a), taking as object of research the profile of the Canadian @ashlezinha, used to create content about English teaching. Therefore, the general objective is to understand how the sociotechnical-discursive elements help in the doing/existing/representing of the Ashlezinha profile on Instagram through the content production for the online English learning context. For this purpose, the methodology used was computer-mediated empirical research (JOHNSON, 2010), through the triangulation of techniques, which took place through the use of covert and non-participatory observation (JOHNSON, 2010) and content analysis (BARDIN, 1977). The results obtained indicate that Ashley uses certain resources in her saying/publicizing, such as the reference to cultural elements, from everyday life and/or based on her personal experience to teach English that, when used repeatedly, characterize her doing/existing/representing. In view of this, it is noticed that the use of Instagram as a "free showcase" (CORRÊA, 2020) meets Ashley's goals as an entrepreneur by opportunity, serving as a promoter of the individual actor's entrepreneurship. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Digital communication | en |
dc.subject | Instagram (Site) | pt_BR |
dc.subject | Comunicação digital | pt_BR |
dc.subject | English teaching | en |
dc.subject | Individual actors | en |
dc.subject | Análise de conteúdo | pt_BR |
dc.subject | Entrepreneurship | en |
dc.title | Aprendendo inglês com a gringa: como @ashlezinha se faz/existe/representa no Instagram através do dizer/publicizar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001157087 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Comunicação Social: Habilitação em Relações Públicas | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
