Quanto vale uma fotografia ? : métodos mistos para entender a formação de valor em um bem cultural
Fecha
2022Otro título
How much is a photograph worth ? : mixed methods to understand the formation of value in a cultural good
Materia
Resumo
Este trabalho busca especular sobre a possível relação entre a estrutura das redes sociais e a cons-tituição do valor das mercadorias ditas culturais. Mais precisamente, tentamos responder qual é a relação entre a estrutura das redes sociais e o valor das mercadorias numa produção de maneira particular, a da fotografia publicitária e documental. A esse respeito, este estudo teve como hipó-teses: em primeiro lugar, a estrutura da rede social, a qualidade das interações, a hierarquia dos atores e ...
Este trabalho busca especular sobre a possível relação entre a estrutura das redes sociais e a cons-tituição do valor das mercadorias ditas culturais. Mais precisamente, tentamos responder qual é a relação entre a estrutura das redes sociais e o valor das mercadorias numa produção de maneira particular, a da fotografia publicitária e documental. A esse respeito, este estudo teve como hipó-teses: em primeiro lugar, a estrutura da rede social, a qualidade das interações, a hierarquia dos atores e os recursos disponíveis possuem relação com o valor econômico das mercadorias culturais, nesse caso, a fotografia — as estruturas da rede e as suas características podem promover diferentes formas de produção das mercadorias, valorando mais ou menos o produto; e, em segundo, o grau de diversidade das redes pode ter relação com a valoração econômica — quanto mais diversificadas forem as redes, provavelmente maior será o valor dos objetos produzidos. Por fim, entendemos que a análise das diferentes redes dos fotógrafos publicitários e documentais pode mostrar essas dife-renças no seu processo produtivo. Para dar uma resposta a todas essas questões, analisamos as redes egocentradas de produção de fotógrafos que atuam na cidade de Porto Alegre (RS), o fotógrafo publicitário e o documental. Essa escolha deu-se não só pela importância econômica do campo da fotografia, mas também pelo fato de a mercadoria (fotografia) proporcionar diferenciações produ-tivas suficientes para testar a nossa hipótese central (resultado deste estudo): as diferentes estrutu-ras da rede interferem, de maneira distinta, no processo de valoração das fotografias. ...
Abstract
This work seeks to speculate on the possible relationship between the structure of social networks and the constitution of the value of so-called cultural goods. More precisely, this is an attempt to answer what is the relationship between the structure of social networks and the value of goods in a partic-ular production, that of advertising and documentary photography. In this regard, this study has the following hypotheses: first, that the structure of the social network, the quality of inte ...
This work seeks to speculate on the possible relationship between the structure of social networks and the constitution of the value of so-called cultural goods. More precisely, this is an attempt to answer what is the relationship between the structure of social networks and the value of goods in a partic-ular production, that of advertising and documentary photography. In this regard, this study has the following hypotheses: first, that the structure of the social network, the quality of interactions, the hierarchy of actors and the available resources are related to the economic value of cultural goods, in this case, photography — the structures of the network and its characteristics can promote different forms of production of goods, valuing more or less the product; and second, that the degree of di-versity of networks may be related to economic valuation — the more diversified the networks, the greater the value of the objects produced. Finally, we understand that the analysis of the different networks of advertising and documentary photographers can show these differences in their pro-duction process. To give an answer to all these questions, the “self-centered” production networks of photographers who work in the city of Porto Alegre were analyzed, in this case: the advertising and documentary photographers. This choice was made not only by the economic importance of the field of photography, but also by the fact that the commodity (photography) provides us with sufficient productive differentiation to test our central hypothesis (result of this study): the different structures of the network interfere, in different ways, in the process of valuing the photographs. ...
En
Diálogo com a economia criativa (ESPM). Rio de Janeiro. Vol. 7, n. 21 (set./dez. 2022), p. 65-77
Origen
Nacional
Colecciones
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Artículos de Periódicos (40305)Ciencias Sociales Aplicadas (4126)
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