Processo de formação de estratégias em uma cooperativa de crédito
Fecha
2022Otro título
Strategy formation process in a credit cooperative
Materia
Resumo
O objetivo principal do artigo foi analisar o processo de formação de estratégia em uma cooperativa de crédito com sede na cidade de Carlos Barbosa/RS, no período entre 1985 e 2006. De acordo com Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), as estratégias podem ser influenciadas por até cinco fatores: plano, posição, padrão, perspectiva e truque. A partir do referencial adotado, fez-se necessária uma análise que partisse do processo de formação das cooperativas de crédito no Brasil. A coleta de dados ...
O objetivo principal do artigo foi analisar o processo de formação de estratégia em uma cooperativa de crédito com sede na cidade de Carlos Barbosa/RS, no período entre 1985 e 2006. De acordo com Mintzberg, Ahlstrand e Lampel (2000), as estratégias podem ser influenciadas por até cinco fatores: plano, posição, padrão, perspectiva e truque. A partir do referencial adotado, fez-se necessária uma análise que partisse do processo de formação das cooperativas de crédito no Brasil. A coleta de dados foi realizada através do estudo em relação às alterações legislativas no período estudado, assim como por relatórios internos e entrevistas realizadas na organização em questão. Em resultado, percebemos estratégias formadas a partir de um padrão de decisões que emergiu durante o período em análise e que influenciaram na construção de novas perspectivas organizacionais. ...
Abstract
The paper objective was to analyze a Credit Cooperative strategy process formation in the city of Carlos Barbosa-RS, between 1985 and 2006. According to Mintzberg, Ahlstrand and Lampel (2000), the strategies can be formulated in a deliberated way or emerging from decisions patterns that interact with not fully predictable environment in an incremental form - or even disrupt the company's former strategy. Strategy, according to the authors, can be influenced by up to five aspects: plan, position ...
The paper objective was to analyze a Credit Cooperative strategy process formation in the city of Carlos Barbosa-RS, between 1985 and 2006. According to Mintzberg, Ahlstrand and Lampel (2000), the strategies can be formulated in a deliberated way or emerging from decisions patterns that interact with not fully predictable environment in an incremental form - or even disrupt the company's former strategy. Strategy, according to the authors, can be influenced by up to five aspects: plan, position, pattern, perspective and trick. Data collection was performed through the study of the legislative changes in the period studied, as well as internal reports and interviews conducted in the organization in question. As a result, we perceived strategies formed from a pattern of decisions that emerged during the period under analysis and that influenced in the construction of new organizational perspectives. ...
En
Revista da Universidade Vale do Rio Verde. Betim, MG. Vol. 21, n. 1 (jan. 2022), p. 1-12
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39333)Ciencias Sociales Aplicadas (3980)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License