Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorWittizorecki, Elisandro Schultzpt_BR
dc.contributor.authorPinheiro, Caroline Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-06T05:02:03Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253481pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo compreender as representações que educadores constroem acerca da educação não escolar na formação dos educandos e compreender como se organizam os projetos pedagógicos e as atividades inseridas nesses espaços. A literatura sugere que as mudanças sociais no qual vêm ocorrendo nas últimas décadas produzem grandes alterações no cotidiano dos sujeitos e acabam refletindo na ação pedagógica e organização das escolas. A situação traz novas configurações que criam e recriam diferentes possibilidades de ensinar e aprender. Assim, a emergência da educação não escolar como perspectiva de desenvolvimento de práticas formativas vem ao encontro desses cenários, atendendo as demandas que se produzem para além do tempo escolar. Os projetos e ações de educação não escolar possibilitam que crianças e jovens permaneçam mais tempo em locais socioeducativos. No contexto atual é uma alternativa para complementar a educação, visando à formação integral composta por diferentes dimensões do indivíduo. Para enfrentar o objetivo da pesquisa, metodologicamente, empreendi um estudo descritivo em que realizei observações, diários de campo e questionários abertos em duas instituições de Porto Alegre. A coleta de informações ocorreu durante os meses de setembro, outubro e novembro do corrente ano. Foi possível compreender as particularidades dos locais de educação não escolar. Como meio de complementar a formação, há uma diversidade de modalidades em formato de oficinas que, em grande quantidade, são práticas corporais relacionadas à Educação Física. Apesar da singularidade das instituições de educação não escolar, encontra-se uma certa aproximação com a organização (disposição das salas de aula) e ações das escolas (foco no letramento e numeramento). Os educadores compreendem que os espaços de educação não escolar proporcionam aos alunos oportunidade de aprendizados por meio de modalidades diversificadas, muitas não inseridas no currículo escolar, o acolhimento das crianças e suas famílias e a socialização, integrando os membros da comunidade.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to understand the representations that educators build about non- school education in the formation of students and to understand how pedagogical projects and activities inserted in these spaces are organized. The literature suggests that the social changes that have occurred in the last decades produce great changes in the daily lives of the subjects and end up reflecting on the pedagogical action and organization of schools. The situation brings new configurations that create and recreate different possibilities of teaching and learning. Thus, the emergence of non- school education as a perspective for the development of formative practices meets these scenarios, meeting the demands that occur beyond school time. The projects and actions of non-school education make it possible for children and young people to stay longer in social-educational places. In the current context, it is an alternative to complement education, aiming at integral formation composed of different dimensions of the individual. In order to face the research objective, methodologically, I undertook a descriptive study in which I carried out observations, field diaries and open questionnaires in two institutions in Porto Alegre. The collection of information took place during the months of September, October and November of this year. It was possible to understand the particularities of the non-school education sites. As a means of complementing the formation, there is a diversity of modalities in the format of workshops which, in great quantity, are body practices related to Physical Education. Despite the uniqueness of non-school education institutions, there is a certain approach to organization (classroom layout) and school actions (focus on literacy and numeracy). Educators understand that non-school education spaces provide students with learning opportunities through diverse modalities, many not included in the school curriculum, the welcoming of children and their families and socialization, integrating community members.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação não-formalpt_BR
dc.subjectNon-school educationen
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectIntegral educationen
dc.subjectEducador socialpt_BR
dc.titleRepresentações de educadores sociais sobre as funções da educação não escolarpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001159328pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples