A experiência do modelo sport education em uma unidade didática de rede/parede
dc.contributor.advisor | Ginciene, Guy | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Eduardo Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-06T05:01:54Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253476 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência do modelo Sport Education em uma unidade didática de ensino dos esportes de rede/parede, com o intuito de analisar a sua implementação por meio de uma pesquisa-ação. Participaram da análise os 14 alunos do Projeto de Extensão Escola de Esportes da ESEFID/UFRGS, crianças e adolescentes com idade entre 7 e 11 anos. Foram oito aulas estruturadas segundo o modelo, com foco especial em suas principais características. Essa estratégia foi eficiente na solução dos problemas que surgiram ao longo da unidade didática, aumentou a motivação dos alunos, colaborou na melhora do entendimento das regras, interferiu diretamente na assiduidade dos alunos e proporcionou um outro olhar aos seus responsáveis sobre a experiência esportiva. A utilização da abordagem de ensino contribuiu no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, assegurando o protagonismo dos mesmos na construção do seu conhecimento, estimulando sua autonomia e despertando o interesse por outras possibilidades de participação durante a prática desportiva. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper aims to report an experience of the Sport Education model in a didactic unit teaching net/wall sports, in order to analyze its implementation through an action research. The 14 students from the ESEFID / UFRGS Sports School Extension Project, children and youth aged 7 to 11 years participated in the analysis. There were eight classes structured according to the model, with special focus on its main characteristics. This strategy was efficient in solving the problems that arose throughout the didactic unit, increased student motivation, helped improve understanding of the rules, directly interfered with student attendance and provided another look at their guardians about the sporting experience. The use of the teaching approach contributed to the students' teaching-learning process, ensuring their protagonism in the construction of their knowledge, stimulating their autonomy and arousing interest in other possibilities of participation during sports practice. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sport education | en |
dc.subject | Esporte | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-ação | pt_BR |
dc.subject | Action research | en |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Sport | en |
dc.title | A experiência do modelo sport education em uma unidade didática de rede/parede | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001159299 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License